Cacique dos Tupinambás é preso na Bahía

Na tarde desta quinta-feira (17), agentes da Polícia Federal, cumprindo mandado de prisão expedido pela Justiça Estadual de Buerarema (BA), prenderam em Ilhéus (BA), o líder de uma comunidade indígena da tribo dos Tupinambás, da Serra do Padeiro.

O cacique Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como "Babau", teve sua prisão decretada por se negar a comparecer às audiências que apuram as responsabilidades da invasão à prefeitura de Buerarema, ocorrida em março do ano passado. No momento da prisão, o indígena não ofereceu resistência e foi conduzido diretamente à delegacia da PF. O líder indígena foi encaminhado ao presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.

No final de março de 2007, o grupo de 70 índios quase foi linchado pela população de Buerarema, indignada com a depredação promovida por eles no prédio que abriga a prefeitura e as secretarias municipais. Os índios invadiram a prefeitura, destruíram as portas de acesso ao prédio, vidraças, computadores e, em seguida, atearam fogo em vários documentos públicos, tudo sob a alegação de que reivindicavam da prefeitura de Buerarema verbas da Funasa que estavam "sendo depositadas na conta da Prefeitura".

Voltar ao topo