Brasil leva café para China

São Paulo

(AE) – Exportadores de café descobriram a porta de entrada para o mercado chinês: redes de “coffee shops”. O Conselho Deliberativo de Política Cafeeira do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, que reúne representantes do setor público e privado, está elaborando um projeto para a criação de uma rede de cafés, a exemplo da americana Starbucks. O nome ainda não foi definido, mas cogita-se algo como “Café do Brasil”, possivelmente em chinês. Pelo projeto, a rede seria criada em associação com um empresário local, que ficaria a cargo do negócio. O investimento por parte do Brasil deve ser feito em mercadoria, com as seis milhões de sacas que o programa Funcafé tem em estoque. A China descobriu a bebida muito recentemente e hoje consome 300 mil sacas de café por ano – isso equivale ao que o Brasil consome em apenas uma semana. Lá, o consumo está associado a um estilo de vida moderno e concentra-se, quase exclusivamente, nas coffee shops. Só a rede Starbucks possui, em Xangai e Pequim, 130 lojas.

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