Brasil ergueu a base para o crescimento, faltam apenas ajustes, diz Lula

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (29) que a base para o crescimento do país já está pronta. Segundo ele, faltam apenas ajustes.

"O alicerce está pronto para que o castelo seja definitivo e duradouro. A bases estão se consolidando, mas necessitando de algumas reformas que precisam passar pelo Congresso Nacional nos próximos anos. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos no Brasil", disse, em Vitória (ES).

Na capital capixaba, Lula inaugurou obras de ampliação da siderúrgica Arcelor Mittal Tubarão, localizada na cidade de Serra. Com a expansão, a capacidade de produção passará de 5 milhões de toneladas de aço por ano para 7,5 milhões, segundo o governador do estado, Paulo Hartung. De acordo com a Presidência da República, o investimento na obra foi de US$ 1,8 bilhão.

Lula reafirmou que o setor siderúrgico brasileiro precisa superar a produção chinesa de aço.

"Durante muito tempo, por conta do mercado interno, ficamos olhando a China crescer e não fizemos os investimentos que deveríamos ter feito. Não é a China quem deveria estar produzindo 450 milhões de toneladas [de aço]. Como o Brasil é um país que tem um poderio de minério como nenhum outro tem poderíamos, pelo menos, estar produzindo 100 milhões de toneladas".

O Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) informa que, em 2006, o Brasil produziu 30,9 milhões de toneladas de aço bruto, enquanto a China produziu 422,7 milhões.

De janeiro a outubro deste ano, a produção brasileira foi de 27,9 milhões de toneladas e a chinesa, de 408,5 milhões.

O conglomerado Arcelor Mittal é uma fusão de grupos siderúrgicos de Luxemburgo e da Índia, respectivamente.

O grão-duque Henri de Luxemburgo e o presidente mundial da Arcelor Mittal, o indiano Lakshmi Mittal, também participaram da cerimônia.

Voltar ao topo