Assessor de Dornelles preso no Rio

Rio

– Agentes da Delegacia de Prevenção e Repressão a Crimes Previdenciários (Deleprev) da Polícia Federal prenderam na manhã de ontem o assessor do deputado federal Francisco Dornelles (PPB), João Carlos Boechat Capita, de 50 anos. Acusado de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ele foi preso em sua residência, no Leme, zona sul do Rio. Capita foi denunciado pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Se condenado, poderá receber pena de 3 a 15 anos de prisão.

Ele vinha sendo investigado desde 1997 pela Deleprev. O inquérito em que é acusado havia sido remetido à 8.ª Vara Criminal , que decretou ontem sua prisão preventiva. O Ministério Público Federal (MPF) já denunciou 21 pessoas, além de Capita, por fraude ocorrida na gerência do INSS na Penha, zona norte do Rio, em 1996. A prisão do acusado havia sido pedida no dia 7 à Justiça.

Foram denunciados pelo MPF 11 funcionários da agência da Penha e mais dez falsos procuradores, supostamente encarregados de retirar o pagamento alternativo de Benefícios – PAB. De acordo com a assessoria de imprensa da Procuradoria da República no Estado do Rio, o total das fraudes atinge R$ 3 milhões. O processo corre em segredo de Justiça.

Voltar ao topo