Brasil não assina acordo com Vaticano

O Vaticano não conseguirá atingir um dos seus principais objetivos políticos na viagem do Papa Bento XVI ao Brasil a partir de quarta-feira: a assinatura de um acordo com o governo garantindo à Igreja todos seus direitos no território nacional, inclusive a consolidação de todas as isenções fiscais que recebe obrigações no setor educacional e mesmo a autorização para que missionários possam entrar em reservas ecológicas e indígenas. O governo ainda teme que o acordo poderia ser, no futuro, interpretado como uma forma de dificultar mudanças nas leis do aborto, já que deixaria claro que o Estado brasileiro e o Vaticano compartilham dos mesmos valores.

A embaixadora do Brasil na Santa Sé, Vera Machado, negou na segunda (7) em Brasília que o governo brasileiro já tenha tomado qualquer decisão sobre o assunto. ?O acordo está em negociação e não há nenhuma posição pré-fixada em não assinar?, afirmou.

O Brasil se recusou a assinar o acordo proposto no final do ano passado e sugeriu uma versão light do tratado, apenas citando as boas relações entre o Vaticano e o Estado brasileiro e remetendo todas as questões à Constituição e ao Código Civil.

Voltar ao topo