Brasil e Espanha vão executar Plano de Parceria Estratégica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com o primeiro-ministro da Espanha, Jose Luiz Rodriguez Zapatero, no Palácio do Planalto. Esta é a primeira visita oficial de Zapatero ao Brasil.

Durante o encontro, os dois líderes vão assinar a "Declaração de Brasília sobre a Consolidação da Parceria Estratégica Brasil-Espanha". No documento, estão previstas ações para colocar em prática o "Plano de Parceria Estratégica" ? firmado pelos dois governos em novembro de 2003, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Vão ser assinados acordos também nas áreas agrícola, de educação e do mecanismo de desenvolvimento limpo do Protocolo de Quioto.

No setor de turismo, vão ser firmados dois acordos. Um deles prevê a concessão, por parte do governo espanhol, de tecnologia para a implantação de uma central de informações turísticas no Brasil. Com a central, o turista de qualquer lugar do mundo poderá planejar seu próprio pacote de viagem para o Brasil.

A tecnologia cedida pelos espanhóis permitirá também a inclusão digital de micro e pequenas empresas turísticas ? que equivalem a 95% do setor no Brasil. O segundo acordo trata da colaboração dos dois países em cinco áreas: estatísticas turísticas, promoção e marketing, formação, cooperação para o desenvolvimento em matéria turística e qualidade e certificação.

De acordo com o Ministério do Turismo, grupos espanhóis devem investir R$ 200 milhões, até 2007, na região Nordeste. Só a empresa IberoStar Hotel &Resorts vai aplicar US$ 30 milhões para a construção de três barcos-hotéis que vão operar no rio Negro, no Amazonas. O primeiro barco começa a funcionar no prazo de um mês.

Depois da reunião no Palácio, Lula oferece almoço a Zapatero no Itamaraty. O primeiro-ministro segue ainda hoje para São Paulo, onde vai se encontrar com a comunidade espanhola que vive no Brasil.

Voltar ao topo