Brasil e Bolívia estão em reunião sobre gás, diz Rondeau

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, informou que a chefe da Assessoria Internacional do ministério, Helena Cláudia de Almeida Cantizano, está reunida nesta segunda-feira (23) com autoridades do governo da Bolívia, em busca de soluções para a crise causada entre os dois países pela decisão de La Paz de assumir os ativos da Petrobras naquele país.

Rondeau, em rápida conversa com jornalistas na Base Aérea de Brasília, não chegou a informar se a reunião é em La Paz ou em Brasília, mas o "Diário Oficial da União" traz, em sua edição de hoje, despacho do próprio ministro autorizando Helena Cantizano a viajar à Bolívia para, em conjunto com dirigentes da Petrobras "tratar de assuntos referentes às questões energéticas", no período entre o dia de ontem e a próxima quarta-feira.

De acordo com decreto do governo boliviano, se o Brasil não aceitar, até o próximo dia 28 (sábado), o acordo proposto pelo governo de La Paz para renovação do contrato com a Petrobras sobre a exploração de gás, a Bolívia consolidará sua intervenção nas operações da estatal brasileira. No Ministério de Minas e Energia, assessores não confirmam que estaria havendo, também hoje, reunião em Brasília com representantes do governo da Bolívia.

O "Diário Oficial" de hoje publica também autorização da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para o assessor Pedro Miguel da Costa e Silva, da Assessoria Especial da Presidência da República, viajar à Bolívia para participar, de hoje até quarta-feira, "de reuniões a respeito de temas energéticos bilaterais, em La Paz.

Voltar ao topo