Bondinho do Pão de Açúcar comemora 92 anos

Com um abraço simbólico ao teleférico, os funcionários da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar iniciam hoje, às 10 horas, as comemorações dos 92 anos do bondinho do Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro.

A diretora geral da empresa, Maria Ercília Leite de Castro, informou que, neste ano, o movimento normal de visitantes até setembro atingiu 571,957 mil, com um acréscimo de 5% em comparação ao mesmo período do ano passado. A expectativa para todo o ano de 2004 também é de aumento em torno de 5% em relação aos 693,210 mil turistas registrados em 2003.

O primeiro bondinho subiu o Morro da Urca em 1912. Ele foi construído, a partir de um sistema vindo da Alemanha, por operários brasileiros da empresa Caminho Aéreo Pão de Açúcar, fundada em 1910. Esse foi o primeiro bondinho feito na América Latina e o terceiro no mundo. O atual sistema teleférico com quatro bondinhos foi inaugurado em 1972, envolvendo investimentos de cerca de US$ 20 milhões. As obras elevaram em 10 vezes a capacidade de acesso do público, disse Maria Ercília Leite de Castro. As estações antigas foram derrubadas e substituídas por novas construções.

Em 2002, a companhia trocou oito cabos de sustentação dos quatro bondinhos que operam entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, promovendo a modernização de todo o complexo turístico. A iniciativa recebeu investimentos de US$1 milhão. Cada bondinho tem capacidade para transportar 75 pessoas, totalizando 1,360 mil passageiros/hora.

A diretora geral da Caminho Aéreo Pão de Açúcar ressaltou que a preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido uma constante na história do bondinho. Durante 10 anos, a companhia promoveu o reflorestamento do ?colo? existente entre a Urca e o Pão de Açúcar, que havia sido tomado por capim colonial, substituindo-o por 10 mil mudas de árvores. O local hoje é uma floresta fechada. A preocupação ecológica passa também pela alimentação de água dos dois morros. Ela é feita por via aérea, através de canos sustentados por cabos de aço que levam a água para cima, sob pressão, para evitar danos ao meio ambiente.

Depois de uma bênção que será dada pelo padre Moraes, cônego da Urca, será servido a funcionários e turistas que estiverem no Pão de Açúcar um bolo de 3,10 metros de largura por 80 metros de comprimento, que reproduzirá a história do bondinho em seis fotos em papel arroz. A comemoração inclui ainda apresentação de passistas e capoeiristas e show de chorinho, entre outras atrações.

Voltar ao topo