Bom Negócio muda a vida da comunidade do Jardim Gabineto

Clientes da vídeo locadora KV, no Jardim Gabineto, Cidade Industrial de Curitiba, têm se surpreendido com as mudanças na loja. Mudou a cor, o visual, a localização do balcão, a disposição das prateleiras e o acervo, que agora tem mais filmes para locação. A clientela, conta o proprietário Rodrigo Korgut, correspondeu ao esforço. Em apenas dois meses, o faturamento da loja, que dentro de pouco tempo vai ganhar uma nova logomarca, cresceu 30%.

A vídeo locadora de Rodrigo Korgut é um exemplo de que, com medidas simples, é possível impulsionar o desenvolvimento local. O jovem empresário é um dos pequenos empreendedores que participam de palestras que vêm sendo ministradas no Jardim Gabineto por professores da FAE Business School, um dos parceiros da Prefeitura na implementação do programa Bom Negócio.

Desenvolvido pela Curitiba S.A., empresa de incentivo ao desenvolvimento municipal, o Bom Negócio vem mudando a vida de pequenos comerciantes – e, de quebra, de seus clientes – do Jardim Gabineto. "Aprendi muita coisa. Além das mudanças no visual, aprendi a fazer as contas da empresa, organizar as despesas e, com isso, ganhar mais poder de negociação", exemplifica Korgut. Responsável por um negócio que garante o sustento da família, Korgut se mostra otimista com o futuro. "Estou aprendendo coisas novas e aplicando as dicas que recebo".

Lançado pelo prefeito Beto Richa no início de abril, o programa é voltado à capacitação de pequenos empreendedores e promoção do desenvolvimento local. Desde então, pelo menos quatro comerciantes já se filiaram à Associação Comercial do Paraná (ACP) para ter acesso aos serviços de proteção ao crédito e automação. E o programa Curitiba Exporta, também desenvolvido pela Curitiba S. A. já conta com a participação de uma artesã do Jardim Gabineto.

"Aprendi muito com o Bom Negócio e hoje vejo que preciso buscar outros mercados para vender meus produtos", diz a artesã Maria José de Lima, que se inscreveu no Curitiba Exporta, programa de apoio e orientação a empresários interessados no mercado externo.

Maria José produz panos de prato, bordados com ponto cruz e com acabamentos em crochê e desde que começou a aplicar as orientações que vem recebendo precisou buscar apoio para atender a clientela: hoje conta com o trabalho de outras quatro mulheres para dar conta dos pedidos. "Com o Bom Negócio recebi noções básicas de contabilidade e até a fazer o levantamento de meus clientes. Hoje sei que tenho 60 pessoas que compram meus produtos periodicamente", explica.

Maria José participa do Bom Negócio desde o lançamento do programa. "Faço o possível para acompanhar as palestras e cursos", conta a artesã que agora atravessa a cidade para participar do Curitiba Exporta, na Rua da Cidadania do Boa Vista. "Vou participar para ver como é. Se valer a pena, vou buscar alternativas para aumentar a minha produção e buscar novos clientes", diz ela. , que já conta com o trabalho de outras quatro mulheres para atender os pedidos.

O marceneiro Bento Soares e a mulher dele, a costureira Glória Duarte, também mudaram seus costumes depois que começaram a participar do programa. Colocando em prática o que estão aprendendo, eles implantaram mudanças que vão desde a organização da fábrica e do ateliê – que funcionam na casa onde moram – até os projetos futuros.

"Entramos no programa para entender o que fazíamos de errado, porque mesmo que ganhássemos dinheiro, nunca sobrava nada. Hoje temos noção de como administrar nosso próprio negócio", diz Glória.

Animada com as palestras e cursos, Glória está reformando uma sala da casa para abrir uma loja de locação de vestidos. Bento também já procurou a Prefeitura para legalizar seu pequeno negócio e agora aguarda a vistoria dos fiscais para conseguir o alvará de funcionamento.

Autopeças

Outro que se mostra entusiasmado com os resultados é o empresário Mário Silvério Cionek, há 14 anos proprietário da Autopeças Aguiar. Apesar de tantos anos de experiência, Cionek não tem dúvida da importância dos cursos e palestras de que participa.

"Está valendo a pena porque a gente fica mais por dentro dos sistemas de planejamento e de controle de caixa. Além disso temos novas idéias e até atitudes", diz, contando que chegou a mudar a forma de atendimento no balcão. "Hoje procuro ter mais paciência e receber meus clientes sempre com um sorriso no rosto". O empresário planeja, agora, fazer um plano de marketing para tornar sua empresa mais conhecida na cidade.

Motivação

Implantado como projeto piloto no Jardim Gabineto, o Bom Negócio é um conjunto de palestras de motivação, orientação técnica e cursos de gestão, contabilidade financeira, marketing e atendimento empresarial. Os bons resultados estão sendo percebidos em outras áreas da cidade. A Curitiba S.A. recebeu 20 pedidos de implantação do programa em diferentes bairros da cidade. No final deste mês, a Curitiba S.A. vai definir as próximas regiões que serão beneficiadas.

Segundo Aristides Girardi, responsável pela Diretoria de Desenvolvimento Empresarial da Curitiba S.A., a meta da empresa é participar do desenvolvimento de 15 mil micro e pequenos empresários até dezembro de 2008.

Além da FAE, o programa Bom Negócio tem como parceiros a Paróquia Santo Antônio de Órleans, Fesp, Sebrae, Senai, Senac, ACP, Federação do Comércio (Fecomércio) e Federação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná, além de diversos órgãos da administração municipal.

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