Bolivianos vêm a Brasília pedir mais investimentos

Em clara resposta ao pedido de trégua do Brasil, seis ministros do governo Evo Morales vão ocupar hoje a Esplanada dos Ministérios para encontros de trabalho com seus pares brasileiros. Comandada pelos ministros de Relações Exteriores, David Choquehuanca, e de Hidrocarbonetos e Energia, Carlos Villegas, a missão terá o objetivo de esmiuçar a oferta brasileira de fazer novos investimentos e reforçar a cooperação para a solução de mazelas econômicas e sociais da Bolívia.

Para o Palácio do Planalto, será a chance de distender de vez a relação bilateral e a ocasião para dissipar os temores de expulsão de brasileiros estabelecidos no país vizinho. A proposta de cooperação brasileira nas áreas de agropecuária, meio ambiente, microcrédito e de comércio, além da antiga promessa de novos investimentos no setor petroquímico, foi posta sobre a mesa em maio, durante visita do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a La Paz. Na ocasião, estava no auge a crise provocada pela decisão boliviana de nacionalizar as refinarias de empresas estrangeiras, com direito a ocupação militar das instalações da Petrobrás naquele país.

A visita de Choquehuanca, no entanto, acabou acertada apenas no final de novembro, durante rápida conversa com Amorim em Santiago do Chile. No último dia 8, em Cochabamba, já na Bolívia o objetivo da missão foi ampliado como resultado das conversas entre os presidentes Morales e Luiz Inácio Lula da Silva – e também foi acertada a visita do boliviano a Brasília em 18 de fevereiro.

Voltar ao topo