Boletim do BC indica inflação sob controle

As expectativas do mercado financeiro mostram que a inflação está controlada e os principais indicadores de medição de preços, no atacado e no varejo, são declinantes. É o caso do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para as metas oficiais, e que deve fechar o ano em 5,74%, de acordo com o Boletim Focus, distribuído há pouco pelo Banco Central, que previa inflação de 5,75% na semana passada.

Também estão em baixa as estimativas do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) que eram de 6,21% e caíram para 6,20%, além do Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI), que recuaram de 6,19% para 6,15%.

O único indicador em alta é o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) cuja previsão aumentou de 5,39% na semana anterior para os atuais 5,41%. Mas, enquanto os outros índices são de caráter nacional, o IPC-Fipe mede o comportamento de preços apenas na capital paulista.

Não houve alteração na projeção de 7% para os preços administrados (combustíveis, energia elétrica, telefonia e outros), e os indicadores de inflação para o ano que vem também permanecem iguais: IPCA de 5%, IGP-M e IGP-DI de 5,50%, preços administrados em 6% e o IPC-Fipe teve leve aumento de 4,78% para 4,80%.

O Boletim Focus informa ainda que a inflação de janeiro, a ser divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve ser mesmo de 0,60%, e mantém a expectativa de 0,65% para o IPCA do mês em curso.

Voltar ao topo