BNDES oferece empréstimo a interessados na recuperação da Varig

Rio – Em comunicado divulgado no início desta noite, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou sua participação no processo de recuperação da Varig e ofereceu a investidores interessados um empréstimo ? a ser repassado à empresa ? limitado a US$ 250 milhões.

A medida é definida como "parte dos esforços do governo federal na busca de soluções para a questão da Varig, tendo em vista os relevantes aspectos econômicos e sociais envolvendo o processo de recuperação judicial". De acordo com a nota do BNDES, "devido à urgência do empréstimo-ponte, conforme solicitado pelos atuais gestores da Varig", serão considerados somente os investidores que formalizarem seu interesse pelo crédito ao BNDES até as 18 horas do dia 15.

Os investidores deverão se pré-qualificar na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e terão que atender a exigências como a apresentação de carta de fiança de valor igual ao do financiamento a ser concedido. Segundo a assessoria do BNDES, o valor do empréstimo poderá ser dividido proporcionalmente, caso haja mais de um investidor apto a realizar a transação.

Os recursos se destinam a compor o capital de giro da Varig até a realização do leilão judicial, no prazo máximo de 60 dias, quando será vendida a companhia completa, denominada Varig Operações, que engloba as rotas domésticas e internacionais, ou apenas a Varig Nacional.

Ontem (9), em assembléia dos credores, foi aprovado o plano de consenso entre as propostas formuladas anteriormente pela entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), que reúne os funcionários da empresa e sindicatos do setor aéreo, e pela consultora norte-americana Alvarez & Marsal, contratada pelos credores para conduzir o processo de reestruturação.

Voltar ao topo