BNDES e Petrobras lançarão fundos de energia no mercado

O Fundo de Energia, que será lançado no mercado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Petros do Sistema Petrobras, terão como foco, no primeiro momento, os projetos do Programa de Diversificação de Fontes Alternativas de Energia (Proinfa).

O programa engloba pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), biomassa e usinas eólicas. O cronograma prevê que todos os projetos do Proinfa entrem em operação até dezembro de 2006.

O chefe do Departamento de Energia Elétrica do BNDES, Nelson Siffert, disse que o Proinfa foi criado com a finalidade de ?reciclar? a matriz energética. Explicou que o objetivo inicial do Fundo de Energia do BNDES e da Petros seria os 117 projetos do Proinfa, que já têm contrato firmado com a Eletrobrás de compra e venda de energia.

Siffert salientou que a participação do fundo nos projetos depende, entretanto, do desejo dos empreendedores ou acionistas. Como o BNDES já criou condições especiais de apoio ao Proinfa, o fundo representaria um instrumento adicional de amparo ao acionista do programa.

Voltar ao topo