BNDES acompanhará evolução social nos estados e nas regiões metropolitanas

Rio de Janeiro – O Índice de Desenvolvimento Social (IDS), lançado nesta quinta-feira (24) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), tem por objetivo acompanhar em bases anuais as condições de vida da população, segundo o superintendente da Secretaria de Assuntos Econômicos da instituição, Ernani Torres. "Não visa a balizar as operações de financiamento", enfatizou.

A base do IDS-BNDES, esclareceu, será a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Torres explicou que o novo índice pretende sanar algumas deficiências observadas nos indicadores sociais existentes atualmente, entre elas a referente à periodicidade, uma vez que ?os melhores indicadores são baseados em censos de dez em dez anos?.

 ?A idéia é medir o Brasil?, comparando as diversas realidades existentes no país, e analisar as condições de vida da população, "ver como elas caminharam", acrescentou Torres. ?Não é um índice para medir resultado de projetos do BNDES, é uma proposta que estamos levando à sociedade para discussão. Ele pode ser aperfeiçoado e nós o consideramos interessante por trazer uma informação mais bem qualificada?, completou.

O BNDES colocará os dados do IDS no site da instituição, para garantir o acesso  da sociedade. Segundo o superintendente da Secretaria de Assuntos Econômico, deverá servir como base para futuras reflexões sobre os ganhos sociais no país e é o primeiro índice de uma série. Torres informou que estão sendo preparados duas próximas edições, relativas à evolução dos indicadores sociais nos estados e nas regiões metropolitanas.

Voltar ao topo