Bernardo diz que país pode ser grau de investimento em 2008

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que o Brasil pode se tornar grau de investimento (nível dado a um país considerado bom pagador) já em 2008. Segundo ele, os investidores têm feito aplicações no País e mostrado um apetite muito grande no mercado brasileiro. "O Brasil pode ter já no ano que vem grau de investimento e discutir uma pauta completamente diferente da que estamos debatendo hoje", disse o ministro, durante debate sobre os desafios para o crescimento da economia do País frente ao tamanho do Estado brasileiro, no III Fórum Globo News.

Bernardo disse que o avanço econômico obtido pelo Brasil durante o século XX foi induzido pelo Estado e, embora tenha sido vigoroso, não se deu de maneira sustentada. "Não é o Estado que deve induzir o crescimento. Embora seja fundamental haver investimentos públicos, o papel do Estado é melhorar o ambiente de negócios para dar condições à iniciativa privada", afirmou.

Ele citou que, entre 1965 e 1994, o País teve as maiores taxas de inflação de sua história e adquiriu um alto nível de endividamento. A criação do Plano Real, segundo o ministro, foi bem-sucedida, ao conter a inflação e reorganizar as contas públicas. E o mérito do governo Lula, na opinião de Bernardo, foi justamente ter mantido essas conquistas, sem criar novos pacotes e sem fazer rupturas econômicas. Por esse motivo, não vai acumular esqueletos, como os que vemos hoje com relação aos planos Bresser e Collor, destacou o ministro.

Voltar ao topo