Banco Central troca notas de R$ 1 por moedas

O Banco Central do Brasil (BC) está retirando gradativamente as cédulas de um real de circulação. O objetivo é manter somente moedas deste valor. A informação é de Keiko Mármore da Silva, perita em análise de cédulas duvidosas do BC, que participou na última semana de uma palestra na Expovending & OCS 2006, do segmento de máquinas de vendas automáticas, na Amcham (Câmara Americana de Comércio), em São Paulo.

?O problema da nota de um real não é a falsificação. Este ano, por exemplo, apreendemos apenas seis cédulas no estado de São Paulo. Estamos trocando as notas por moedas por causa da durabilidade. A nota de um real dura cerca de um ano, enquanto a moeda resiste no longo prazo?, explica a perita.

A retirada da cédula de um real foi iniciada há um mês e não existe prazo estabelecido para a conclusão.? As pessoas já estão notando mais moedas de um real em circulação?, destaca. Esta informação foi distribuída aos associados da Amcham, já que a conferência foi feita internamente.

Porém, há algum tempo se verifica a existência de moedas de um real falsificadas. Várias empresas de grande movimento – exemplo supermercados –  utilizam um ímã que identifica se a moeda é verdadeira ou falsificada.

Voltar ao topo