Avanços do software livre são tema de conferência latino-americana

Foz do Iguaçu – Os avanços do software livre no mundo começam a ser discutidos nesta quinta-feira (16), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, na 3ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2006, promovida pela Itaipu Binacional e Companhia de Informática do Paraná – Celepar.

Participam da Latinoware cerca de 1.300 pessoas, entre profissionais da área, professores, universitários, técnicos e pesquisadores, que durante dois dias vão trocar experiências com 60 palestrantes nacionais e internacionais.

O principal fundamento do software livre é a possibilidade de toda a pessoa que acessa e utiliza um programa de computador, acessar o código fonte desse programa, estudar como ele foi feito e mudá-lo, se entender necessário, disponibilizando para outros essas mudanças.

De acordo com os organizadores, serão mostrados muitos casos de migração para o software livre, vento, assim como as dificuldades de implantação, mas, principalmente a economia significativa que se faz quando não há mais a necessidade de pagar direitos autorais pelos programas usados.

A abertura oficial da Latinoware será às 10 horas, e deve contar com a presença do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, do diretor-presidente da Celepar, Marcos Mazoni, do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santana, da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupato, e do gerente de Padrões e Planejamento da Área de Arquitetura Tecnológica da Caixa Econômica Federal, Paulo Maia da Costa.

Após a abertura, o especialista francês em Software Livre Dave Neary fará a primeira palestra. Dave Neary faz parte da Fundação Gnome, instituição que trabalha na criação e aprimoramento de ambientes de trabalho livres.

Voltar ao topo