Wellington Cirino mantém liderança na F-Truck

Na melhor prova do ano, vencida pelo catarinense Luiz Carlos Zappellini, o paranaense Wellington Cirino, da equipe ABF/Mercedes-Benz, abandonou a oitava etapa da temporada, disputada no domingo passado, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, mas mantém a liderança do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Ela soma agora 127 pontos, três a mais do que seu companheiro de equipe Geraldo Piquet, que foi um dos destaques da etapa curitibana.

Luiz Carlos Zappellini venceu a prova, completando as 31 voltas em 1h00min58s597, chegando 5s214 à frente de Vignaldo Fizio. Geraldo Piquet se classificou em terceiro, à frente de Vinicius Ramires (SP), Gaston Mazzacane (Arg), Jonatas Borlenghi (SP), João Maistro (PR), Adilson Cajuru (SP), Débora Rodrigues (SP) e Wellington Cirino (PR), que pela ordem, fecham as 10 primeiras colocações da corrida.

Prova empolgante

Quebra da embreagem faz Cirino abandonar a corrida.

A prova de Curitiba foi empolgante, a começar pela largada, quando Roberval Andrade superou o pole e seu companheiro de equipe Beto Monteiro. Geraldo Piquet, da equipe ABF/Mercedes-Benz, pulou de sétimo para segundo e Cirino de 12.º para oitavo. Geraldo passou a pressionar Roberval.

O duelo entre os dois continuou até a 24.ª volta, quando o pneu traseiro direito de Roberval se deteriorou e Piquet assumiu a liderança, mas ela durou apenas duas voltas.

O caminhão passou a apresentar problemas com os freios e na 27.ª perdeu a ponta para Zapellini e o segundo lugar para Vignaldo Fizio. Nas cinco voltas seguintes, Zappellini e Vig travaram sensacional duelo pela liderança, escorregando nas curvas, saindo de pista, mas no final Zappellini levou a vitória para Santa Catarina, repetindo a vitória de 2005 na pista curitibana. Vig comentou que ficou sem freios nas últimas voltas.

Motor quebrou

Motor estourou e deixou Diumar Bueno à pé.

O piloto curitibano Diumar Bueno (Remotol/EBR/LC Costa), não teve sorte no fim de semana passado, correndo em “casa”, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC). No sábado, o tempo não ajudou e sem o acerto ideal do seu caminhão, Diumar Bueno (DBTrans/Sest-Senat/ZF) conquistou a 18.ª posição do grid de largada, entre os 22 caminhões que disputaram a prova.

“Não encontramos o acerto ideal para a pista de Curitiba. Na sexta-feira, os treinos foram com pista seca e no sábado com pista molhada. Não conseguimos tirar o rendimento ideal do nosso motor”, disse Diumar Bueno.

Para piorar, no domingo, durante o treino de aquecimento, explodiu o motor do caminhão de Diumar Bueno (Remotol/EBR/LC Costa), fazendo dois buracos no bloco, em de cada lado, tirando qualquer chance do piloto correr a etapa de Curitiba.

“As quebras também fazem parte das corridas. Conseguimos acertar o motor no dinamômetro, que passou a ter 1.250 cv de potência, mas agora precisamos dominar essa cavalaria toda. Vamos aproveitar a folga de três semanas para acertar o caminhão e tentar o pódio na nona etapa em Tarumã”, concluiu Diumar Bueno (DBTrans/Sest-Senat/ZF).

Resultado Final

Depois de 31 voltas, a classificação final da oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck foi o seguinte: 1.º) Luiz Zappellini (SC), Volvo, com o tempo de 1h00min58s597; 2.º) Vignaldo Fizio (SP), M-Benz, a 5s214; 3.º) Geraldo Piquet (DF), M-Benz, à 20s617; 4.º) Vinicius Ramires (SP), M-Benz, a 21s981; 5.º) Gaston Mazzacane (RA), M-Benz, a 22s248; e em 6.º) Nemo (PR), Ford, a 47s051. A nona etapa está marcada para os dias 8 e 9 de novembro, em Tarumã, no Rio Grande do Sul,.