VW Touareg 2012 é um legítimo SUV

Palavras como “crossover”, “compacto” ou “urbano” não se aplicam ao Touareg 2012 da Volkswagen, um carro de 4,79 metros de comprimento, 1,94 metro de largura e 1,70 metro de altura. Apesar do seu tamanho, o utilitário esportivo alemão funciona bem longe do trânsito das grandes cidades.

O novo Touareg ganhou toques de requinte tanto no seu exterior como no interior. Destaques para o novo conjunto ótico (com faróis bi-xenônio com nivelamento automático, iluminação direcional nas curvas e LEDs) e para o painel central com tela colorida “touch screen” de oito polegadas. O motorista tem bom espaço para as pernas próximo ao túnel da transmissão (graças ao novo formato do console central) e os passageiros do banco traseiro também viajam com mais conforto. 

E não poderíamos deixar de citar os novos bancos em couro Vienna e o inédito teto solar panorâmico, que, proporciona uma sensação única de amplitude de espaço. O motorista conta com sistema “keyless” para o destravamento das portas (basta acionar a maçaneta) e partida do motor (por botão); volante multifuncional com aquecimento, teclas para a troca de marchas e ajuste de altura e profundidade; faróis com regulagem dinâmica de altura; computador de bordo com monitoramento da pressão dos pneus; piloto automático; sensor de luminosidade e de chuva; câmera de estacionamento e sensores que monitoram os quatro cantos do carro.

Como opcional, o carro pode vir equipado com o ACC (piloto automático adaptativo, que regula a distância do carro à frente), equipamento misto de conforto e segurança. O modelo avaliado pelo Jornal do Automóvel era equipado com motor V6 3.2 de injeção direta gera 280 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 37,0 kgfm a 2.900 rpm, com câmbio automático de 8 marchas. E tração integral, com distribuição de 60% para as rodas dianteiras e 40% para as rodas traseiras. O Touareg não nega conforto aos seus ocupantes.

Num primeiro momento foi difícil se acostumar com o tamanho do carro e ajeitá-lo numa faixa de modo a não atrapalhar a passagem de motos ou roubar espaço das outras faixas. Em trecho de terra o Touareg se sentiu a vontade, pois o “habitat” desse gigante são as estradas, pavimentadas ou não. Também requer adaptação a altura do modelo, que esconde os carros que trafegam ao lado. Mas o Touareg mostrou um rodar confortável, transmitindo segurança aos ocupantes. O SUV freia bem e se comporta bem em trechos sinuosos, mas não se pode empolgar.

Enfim, pode-se afirmar que o Touareg cumpre bem o verdadeiro papel para o qual foi criado. É um veículo robusto, gostoso de dirigir em estradas e que até se arrisca em curvas e no fora-de-estrada.

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