Volvo mostrará o S60R no Salão de Paris

A Volvo prepara a versão esportiva de seu modelo S60, que será apresentada no Salão de Paris em setembro próximo. Há muito se exigia da Volvo um veículo mais esportivo, algo que combinasse com o desenho de seus modelos e com o nível de tecnologia de segurança que adota em seus automóveis.

E a marca sueca não deixou por menos. Seu modelo S60 R apresentado à imprensa especializada recentemente, tem velocidade máxima limitada por computador a 250 km/hora e incrível aceleração que lhe permite atingir os 100 km/h em menos de 5,8 segundos. Se você pensar que a Ferrari de passeio 360 Modena leva 4,4 segundos para realizar esse feito, temos a exata compreensão do que fizeram a esse sedã Volvo de motor 2.5 de 5 cilindros. Esteticamente, é o mesmo Volvo S60, com pequenas modificações de acabamento. O novo sedã da montadora sueca será exibido pela primeira vez no Salão de Paris, no dia 26 de setembro.

Tecnologia inédita

Mas o que o Volvo S60 R tem de mais interessante, além do novo motor, é a tecnologia batizada como “Four-C”. Ela é tão incrível que permite que o sistema atualize a posição de cada amortecedor com base nas informações recebidas a toda hora sobre a velocidade do carro, o giro das rodas e o movimento do chassi, além da posição do volante. De posse de todos esses dados, o sistema “Four-C” ajusta rapidamente a ação dos amortecedores e o controle eletrônico do sistema de tração 4×4.

O Volvo S60 R, é equipado com motor turbocomprimido de 2.5 litros de cinco cilindros, com 300 cv de potência máxima e torque máximo brutal de 400 Nm, atingidos a 2.100 giros. E reage rapidamente ao toque no pedal do acelerador que tem comportamento de carro superesportivo. A versão com câmbio manual leva apenas 5,8 segundos para chegar a 100 km/hora. A velocidade máxima de 250 km/h é limitada eletronicamente devido às leis de seu país.

Seu interior tem o requintado acabamento dos carros Volvo, mas com bancos mais esportivos, que envolvem o motorista e os ocupantes do habitáculo. Os contornos dos bancos são mais aprofundados e o revestimento é em couro cru. O Volvo S60 R com as modificações introduzidas no sistema de suspensão torna-se não apenas o Volvo mais rápido de todos os tempos, mas também o modelo mais seguro já produzido pela montadora sueca.

Voltar ao topo