Volkswagen Bulli é uma releitura da Kombi

A Volkswagen européia resolveu apresentar no Salão de Genebra um conceito que serve de releitura para a Kombi original, lançada por lá na década de 1950 e que foi chamada de Bulli na Alemanha (muitos a conheciam ainda pela sigla T1, originária de Transporter 1, código interno da fabricante para o modelo).

Chamada de New Bulli Concept, a releitura da Kombi que até hoje é vendida no Brasil, traz elementos nostálgicos como o grande logo com as letras V e W em posição central, na frente do veículo, bem como a pintura que divide a carroceria com dois tons, conhecida como “saia e blusa”. Mas o cheiro de naftalina para por aí.

Mas a nova “kombi” é um produto típico do século 21: equipada com motor elétrico de 113 cv (85 kW) e 27,5 kgfm de torque, bateria de íons de lítio, tem autonomia para rodar por até 300 quilômetros, com velocidade máxima de 140 km/h (limite eletrônico).

Seu interior tem espaço para seis passageiros, que viajam com conforto e podem controlar o sistema de entretenimento através de um Apple iPad, (agora, toca-fitas ou rádio AM está fora de moda).

Com 3,99 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,70 de altura, o novo modelo é muito mais confortável (são 2,62 m de entre-eixos) e estável que seu modelo original.

E, diferente de algumas versões do modelo (pré-)histórico, totalmente voltado para o transporte de passageiros. Ainda assim, dependendo do rebatimento dos bancos, a capacidade de carga pode ir a 1.600 litros.

Se a motorização elétrica parecer um tanto utópica, saiba que a Volks aponta a possibilidade de equipar o modelo também com motores a combustão (a gasolina ou a diesel, com injeção direta de combustível) de 1,0 e 1,4 litros.

Com sua viabilidade mais palpável, o New Bulli, dividiria espaço nas ruas européias com outros modelos da marca, como o Caddy, Touran, Sharan e até com a van Caravelle, que chegou a circular no Brasil.

Olhe que até seria muito interessante ver uma “Nova Kombi” substituindo a veteraníssima versão original que ainda circula por nossas ruas e estradas como van modelo “zero quilômetro”.

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