Volkswagen amplia oferta com ABS e airbags

A Volkswagen do Brasil está ampliando o número de modelos de sua linha de veículos equipados com “airbags” e freios ABS como equipamento “standard”. Estes dois importantes sistemas de segurança passam a ser equipamentos de série para os modelos Gol Power, Gol Rallye, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend fabricados desde o início deste ano, que começam a chegar às concessionárias até o fim do mês.

Os freios ABS e o duplo “airbag” de série estavam presentes em alguns modelos nacionais ou fabricados na Argentina, como a picape Amarok, o Golf, o Polo, o Polo Sedan, o SpaceCross, o CrossFox, o Fox Prime e o SpaceFox Sportline. Além desses, toda a gama de modelos importados pela Volkswagen da Europa e América do Norte já conta com esses dispositivos, como os utilitários esportivos Touareg e Tiguan, o Passat Sedan e o Passat Variant, o Passat CC e todas as versões do Jetta.

Porém a oferta dos freios ABS e dos “airbags” como equipamento de série está ajudando a reduzir o custo desses equipamentos. Os modelos da Volkswagen que passam a contar com eles a partir deste mês terão um acréscimo em seus preços normais de apenas R$ 1.300, um custo relativamente baixo se comparado ao preço de mercado. A legislação brasileira prevê que até 2014 todos os automóveis de passageiros vendidos no Brasil deverão contar com freios ABS e “airbags” frontais de série. A implantação nos modelos existentes é gradual e, a partir de janeiro deste ano, deve incluir pelo menos 30% dos veículos de cada fabricante.

Na chuva, o ABS reduz consideravelmente a distância necessária para parar o carro, comparado ao sistema de freios tradicional. A eficiência comprovada do sistema na redução do número de acidentes é atestada pela maioria das seguradoras: carros com ABS, em geral, têm desconto no valor do seguro. E o sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais rodas do carro travem durante a frenagem, mesmo em pisos molhados ou com índices de aderência diferentes entre um lado e outro do veículo. Desta forma, mesmo em frenagens fortes, o veículo mantém a trajetória e o motorista consegue fazer manobras de desvio capazes, muitas vezes, de evitar colisões graves. Que os “airbags” podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos ferimentos do motorista e do passageiro da frente em caso de colisões todo motorista sabe. Mas é importante lembrar que o “airbag” não substitui o cinto de segurança, que deve ser usado todo o tempo que o carro estiver em movimento. Numa colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam arremessados para fora, o cinto mantém os passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos “airbags” seja mais efetiva.

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