Volkswagen: 50 anos de sucesso no Brasil

Todos os carros da marca Volkswagen produzidos neste ano terão um selo comemorativo para marcar os 50 anos da empresa no Brasil, comemorado no último dia 24 com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na fábrica da Anchieta, em S.Paulo. O selo poderá ser fixado no carro ou ficar com o proprietário.

A história da Volkswagen brasileira começa na verdade em 1949, quando a matriz alemã resolveu fazer uma fábrica fora da Alemanha. Optou pela América Latina e passou a procurar um país que tivesse perspectiva de crescimento. Escolhido, o Brasil passou a ser o primeiro País a fabricar um carro da marca além da Alemanha, três anos mais tarde.

Uma história de grandes lançamentos, produtos de primeira linha e desenvolvimento local permeou os 50 anos da Volks, mas a velha Kombi, que inaugurou a fabricação de carros no Brasil ao lado do Fusca 1200, ainda permanece em linha de produção e incrível! não muito diferente daquele primeiro modelo lançado nos anos 50. Eles começaram a ser montados num pequeno armazém na Rua do Manifesto, no Ipiranga, em São Paulo. O Volkswagen Sedã, como era chamado, era montado com peças importadas da Alemanha e por uma equipe de 12 empregados. De 1953 a 1957 foram montados nesse galpão 2.820 veículos (2.268 VW Sedãs 1.200cc e 552 Kombis.

Quando, em 1956, o governo brasileiro proporcionou condições favoráveis para instalação da indústria automobilística no País, a Volkswagen construiu a fábrica em São Bernardo do Campo e no ano seguinte, em 2 de setembro de 1957, saía da linha de montagem o primeiro modelo da marca fabricado inteiramente no Brasil: a Kombi, com 50% de suas peças e componentes produzidos no País.

O primeiro Fusca montado no Brasil foi lançado em 3 de janeiro de 1959 e vendeu 8.406 unidades naquele ano. Era um carro bem diferente dos grandalhões importados, que dominavam o mercado na época. Até 86, quando deixou de ser produzido, o Fusca vendeu 3,3 milhões de unidades no Brasil.

O Grupo Volkswagen é o maior fabricante de veículos da Europa com um faturamento em 2002 de $86.948 bilhões de euros e lucro líquido de $ 2,597 bilhões de euros. Responde por 12,1% no mercado global de carros de passageiros e tem um em cada cinco carros vendidos na Europa.

Voltar ao topo