Stark, o veículo 4WD Flex da TAC

ja65b.jpgDepois de apresentar em primeira mão aos catarinenses o Stark, a TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense S.A. – mostra no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, seu veículo 4WD Flex.

O Stark, palavra alemã que quer dizer forte, é um 4×4 com reduzida, construído em material composto e estrutura tubular. Tem "design" inovador, tecnologia de ponta e alta performance. Com capacidade para rodar em qualquer tipo de terreno, visa atender tanto os praticantes de "off road" quanto aqueles que buscam um carro arrojado para uso urbano.

É o primeiro fora de estrada a utilizar motorização bicombustível. Tem transmissão de 5 velocidades sincronizadas, tração nas 4 rodas, com caixa de transferência de 2 velocidades, freios a disco nas 4 rodas, direção hidráulica, carroceria com painéis de material composto e plásticos de engenharia, capota rígida, distância de 2.540 mm entre-eixos, velocidade máxima de 159 km/h (93 km/h em reduzida), capacidade de rampa máxima de 69% (148% em reduzida – valor teórico).

ja65a.jpgO Stark é equipado com motor Volkswagen, que permite ao veículo aliar a força de um fora-de-estrada à potência que se espera de um veículo urbano. A célula de produção – onde serão feitos os 12 veículos do lote-piloto – está em pleno funcionamento. A TAC inicia a produção no segundo semestre de 2007 e planeja produzir 100 carros/mês no terceiro ano de funcionamento.

A empresa é uma sociedade anônima de capital fechado criada em 2004. Com administração baseada em ferramentas de gestão como Governança Corporativa e "Balanced Score Card", a TAC foi criada com três importantes diferenciais competitivos, inovadores no segmento automotivo de nicho de mercado: rigoroso planejamento do negócio, formação de parcerias com renomados fabricantes e utilização de modernas tecnologias para o desenvolvimento do carro.

"Com o desenvolvimento do protótipo virtual do carro, em parceria com a MSC, consultoria automotiva de classe mundial, utilizamos a melhor tecnologia disponível no segmento automotivo para testar a versão final do veículo e economizamos etapas", destaca o diretor presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos.

O município de Joinville (SC) foi escolhido como sede por oferecer excelentes condições de trabalho e reconhecido pólo metal-mecânico com tradição industrial e alta tecnologia.

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