Space Cross: Lançamento é uma boa opção familiar

Seguindo a trilha de sucesso do Palio Weekend Adventure, que reina quase absoluta no segmento das peruas que levantam leve poeira, a Volkswagen lançou a versão aventureira da SpaceFox: a Space Cross. Sua frente é praticamente a mesma do CrossFox, com faróis com máscara negra, unidos por dois filetes; tomada de ar com grade do tipo colméia; faróis de neblina e de longo alcance e imitação de peito de aço, na cor cinza. Na lateral, destacam-se o friso preto (com a inscrição SpaceCross), as molduras na mesma cor das caixas de roda, as imitações de estribo e as rodas de liga de 15 polegadas na cor cinza. Retrorrefletores na parte de baixo do para-choque e lanternas escurecidas chamam a atenção na traseira. Ao contrário do CrossFox, o estepe fica dentro do porta-malas. Por dentro, identificação da versão apenas no alto dos encostos dos bancos dianteiros e no pomo da alavanca de marchas. O acabamento é de bom nível e de bom gosto. Os plásticos do painel têm boa aparência.  Ponto positivo é seu volante multifuncional, de três raios, que tem boa pega e incorpora comandos do som (rádio com CD Player, com entrada USB e Bluetooth) e do computador de bordo. O espaço interno é ideal para quatro adultos, pois o passageiro do meio do banco traseiro é incomodado pelo túnel central e não tem a proteção do cinto de três pontos. O porta-malas tem capacidade (de 430 litros) compatível com a de uma perua compacta. Mesinhas do tipo avião (no costado dos bancos dianteiros) são úteis para computador, lanche etc. Mas faltam ganchos para amarrar a bagagem e rede para pequenos objetos no porta-malas. Um dos pontos positivos da Space Cross é o consagrado conjunto formado pelo motor 1.6 de 8 válvulas e seu câmbio manual de cinco marchas. Tem bom torque em baixas rotações e funciona quase suave com relações de marchas bem escalonadas e engates macios e precisos, deixando o Space Cross gostoso de dirigir em qualquer situação, seja na estrada ou no tumultuado trânsito das grandes cidades. Durante a avaliação feita pelo Jornal do Automóvel, o consumo foi um pouco elevado. Com apenas o motorista, usando álcool, com o ar-condicionado desligado e sem muita pressa, o computador de bordo marcou 5,3km/l cidade e não chegou aos 8 km/l na estrada.  Mas como cada um dirige de forma diferente, achamos que as marcas estão dentro do razoável. Quem tem pé pesado, gasta mais. A suspensão equilibra bem conforto e estabilidade (mesmo com o centro de gravidade mais alto) e a altura elevada possibilita encarar alguns trechos de estradas ruins. Mas, em lama e pisos de cascalhos, pneus de uso misto e um sistema como o Locker da Fiat deixariam a Space Cross bem melhor. Seus preços são de R$ 57.990,00 (Space Cross 1.6) e R$ 60.690,00 (Space Cross I-Motion).

Veja galeria de imagens do Space Cross.

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