S10 2009 com visual e motor novos

São concebidas para o trabalho, mas 70% dos compradores de picapes as utilizam como carro de passeio.

Num segmento competitivo e exigente, as picapes médias conquistaram seu lugar.

E para confirmar o gosto do consumidor em usá-las como veículo para a família está no tipo de picape mais vendida: a com cabine dupla. Com isso, as montadoras tiveram que rever seus conceitos e aumentar a produção para essa versão.

Exemplo disso é a picape S10 produzida pela General Motors. Líder de vendas desde seu lançamento em 1995, a S10, da Chevrolet, é um dos veículos brasileiros com maior fidelidade entre seus compradores.

Para linha 2009 da S10 as mudanças que a Chevrolet introduziu foram para manter a liderança do segmento, (que dura 13 anos), do que para trazer de fato algo novo a esse mercado.

A picape da GMB ganhou o que se pode chamar de maquiagem ou, usando um jargão automotivo, “face lift”.

Assim a S10, a única flex da categoria no mercado, ganhou mudanças estéticas, como novo santantônio e avantajada entrada de ar, para torná-la mais robusta e com um toque sofisticado.

Por dentro também houve mudanças, como os mostradores com fundo azul, cujos ponteiros vão até o fim e voltam rapidamente tão logo se gira a chave (função “check control” inaugurada no Vectra, em outubro de 2005).

Sua grade ostenta nova identidade visual da gravata dourada da Chevrolet (sem o círculo em volta), com aplique largo na parte superior, na cor da carroceria ou cromado, de acordo com a versão.

A picape ganhou adesivos na primeira coluna e faixas laterais mais largas (versão Executive).

O “rack” tubular foi duplicado e ficou mais longo. As lanternas trazem novas lentes e ganharam aplique em preto.

Com motor 2.4 Flexpower a S10 2009 tem potência superior se comparado a modelos a gasolina. Quando abastecido com álcool, gera potência de 147 cv e quando utiliza a gasolina alcança 141 cv de potência.

A S10 Flexpower cabine dupla, (avaliada pelo JA), abastecida com gasolina, faz 9,2 km/litro na cidade e 11,8 km/litro na estrada (média: 10,4 km/litro). Com álcool, a picape faz 6,3 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada (média: 7,2 km/litro).

Em ambos os casos, o torque se dá na faixa de 2.800 rpm. Característica de torque máximo constante numa faixa ampla de rotação confere ao veículo boa dirigibilidade, reduz a necessidade da troca constante de marchas, propiciando maior conforto ao dirigir.

Durante nossa avaliação a S10 2009 se mostrou ágil nas retomadas. Mas a picape é muito confortável para o motorista e para o passageiro da frente.

Quem andou atrás reclamou: o banco não tem o mesmo conforto do dianteiro, não é aconchegante. Sua direção é firme, e o câmbio preciso e bem escalonado. Com motor flex apresenta pouca vibração e baixo nível de ruído no interior da cabine. A S10 2009 ficou bem ao gosto do consumidor. (BN)

Ficha técnica

Motor: dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 2.405 cm³ de cilindrada

Potência: 141 cv (gasolina) a 147 cv (álcool) a 5.200 rpm

Torque: 21,9 kgfm a 2.800 rpm

Câmbio: manual, de cinco velocidades

Suspensão: dianteira independente com barra de torção e barra estabilizadora; traseira com feixe de molas e amortecedores pressurizados a gás

Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira

Dimensões: 5,26 m de comprimento, 1,66 m de altura; 1,73 de largura e 3,12 m de entreeixos (cabine dupla)

Tanque: 80 litros

Caçamba: 860 litros

Peso: 1.680 kg

Cap. de carga: 770 kg

Preço: R$ 57.269 (versão avaliada)