Renault inicia vendas da linha 2013 do Sandero

A Renault anunciou o início das vendas da linha 2013 do Sandero e do Logan. Os dois modelos foram escolhidos pela marca francesa para estrear o motor 1.6 8V Hi-Power, que chega para substituir o antigo 1.6 8V Hi-Torque. O propulsor foi inteiramente desenvolvido no centro Renault Tecnologia Américas (RTA) e, além disso, tanto o hatch como o sedã estão com mais conteúdos.

No Sandero, a maior novidade está na versão GT Line que passa a ser integrante na linha do hatch (antes era uma série especial). O preço parte de R$ 38.470, enquanto a versão de entrada Authentique 1.0 16V fica em R$ 27.030. No visual o novo GT Line está com um para-choque dianteiro mais esportivo e com entradas de ar maiores. Acompanha faróis e lanternas escurecidas, aerofólio e adesivos característicos da versão. As rodas de liga leve de 15 polegadas são da cor cinza. Por dentro, o quadro de instrumentos tem um grafismo e cores diferenciadas, com conta-giros de fundo branco. O painel com molduras vermelhas combina com a costura presente nos bancos, que têm revestimento exclusivo da versão e o logo GT Line.

A lista de série vem com ar-condicionado, direção hidráulica, volante em couro com ajuste de altura, trio elétrico, alarme, airbags duplos, computador de bordo, faróis de neblina, freios com ABS e EBD, e sistema de som com comandos na coluna de direção. O GT Line tem sob o capô o motor 1.6 8V Flex, que recebeu melhorias para entregar mais potência. Este mesmo motor também está presente em outras versões do Sandero Expression, Privilège manual e Stepway manual.

O Logan Authentique 1.0 16V passa ser oferecido por R$ 26.450, com novas calotas, acabamento diferente para manopla de câmbio e desembaçador traseiro. Enquanto isso, a versão Expression agora oferece de série ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, computador de bordo e faróis de neblina por R$ 31.770 (1.0) e R$ 35.480 (1.6).

Tecnologia

O novo 1.6 8V Hi-Power consumiu 7 mil horas de trabalho ao longo de 36 meses. “Cerca de 85% do torque está disponível logo em 1.500 rpm, o que se traduz em arrancadas e retomadas mais ágeis”, explica o chefe de projeto e desenvolvimento de motores, Gustavo Volci. O novo propulsor rende 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina, contra 95 cv e 92 cv do antigo 1.6 8V.

O torque com gasolina passou dos 13,7 kgfm para 14,5 kgfm. Mas o crescimento foi maior quando o motor está abastecido com etanol: de 14,1 kgfm para 15,5 kgfm todos os números registrados a 2.850 rpm. De acordo com a Renault, o novo 1.6 também está mais econômico: 5,7% de melhora com gasolina e 6,9% quando abastecido com etanol.

Divulgação/Renault
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