Punto, um “sporthatch” de sucesso

Para o diretor Comercial da Fiat do Brasil, Lélio Ramos, o Punto é mais do que um novo carro: ?Ele inaugura um segmento no mercado nacional, o ?sporthatch??. E para justificar o sucesso de vendas do modelo europeu, o Punto brasileiro – que é montado em Betim (MG) – traz para o Brasil a tecnologia Blue&Me (opcional), um sistema de comunicação inédito no País.

O novo Fiat tem um design bonito, com linhas de bom gosto. Sua dianteira é robusta, com o capô liso e o pára-choque, pintado na cor do carro, ligado à carroceria em uma única peça. A grade do radiador tem o emblema da Fiat na parte central. Seu conjunto ótico alongado tem forma de gota. Os cantos superiores da grade unem-se visualmente ao contorno inferior dos faróis, traçando uma linha que só termina no pára-brisa.

Visto de lado, o Punto lembra um pouco o irmão Palio. Um grande vinco demarca a cintura alta do carro, que tem pára-lama levemente saltado e maçanetas pintadas na cor do veículo. Os espelhos retrovisores externos, também na cor do carro, foram inspirados, segundo a Fiat, nos modelos de Fórmula 1. Rodas de liga leve de aro 15 fazem parte da lista dos equipamentos opcionais.

O interior do Punto é agradável. Para o motorista, uma boa posição de dirigir, facilitada pelos ajustes do volante em altura e profundidade, de série a partir da versão ELX, comandos à mão e boa visibilidade de tudo. Há uma ampla área envidraçada. E para mais luz interna, pode-se optar pelo teto solar panorâmico SkyDome, que ocupa cerca de 70% do teto. Os ocupantes da traseira encontram um bom espaço para as pernas.

Na versão mais esportiva, a Sporting, avaliada pelo Jornal do Automóvel, constam do painel de instrumentos velocímetro e conta-giros circundados por aros vermelhos, ?display? de três linhas e todos os marcadores presentes nas outras versões.

O motor 1.8 litro do Punto avaliado pelo Jornal do Automóvel, na versão Sporting, gera 113 cavalos de potência máxima a gasolina e 115 cv quando abastecido com álcool. O torque é de 18 mkgf com gasolina e de 18,5 mkgf com álcool, ambos atingidos a apenas 2.800 RPM. Isto significa muita força nas subidas mais íngremes e arrancadas. Com esse propulsor e com o câmbio manual de cinco marchas, de acordo com dados da Fiat, o Punto atinge a velocidade final de 181 km/h (gasolina) e 183 km/h (álcool).

Durante a avaliação, em percurso urbano e de estrada, o Punto Sporting 1.8 se comportou muito bem. O carro é gostoso de dirigir, ágil no trânsito e muito confortável. O câmbio é bem ajustado e os comandos ficam à mão e são de fácil visualização. Os comandos no volante são de fácil manuseio. Mas aconselhamos aos interessados a visitar uma revenda Fiat que ofereça ?test-drive? a seus clientes para dirigir o ?Carro do Ano?. (BN)

Ficha Técnica

MOTOR

Transversal anterior³

Potência: 113 cv a 5.500 rpm (gasolina)

e 115 cv a 5.500 rpm (álcool)

Torque: 18,0 mkgf a 2.800 rpm (gasolina) e 18,5 mkgf a 2.800 (álcool)

Cilindrada: 1.769 cm3

Ignição: Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção MT27E

transmissão

Manual de 5 marchas

Direção: Hidráulica com

pinhão e cremalheira

Tração: Dianteira com

juntas homocinéticas

Suspensões

Dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado ligados a uma travessa auxiliar, com barra estabilizadora Traseira: Com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta

freios

Dianteiro: a disco ventilado (Ø de 257 mm) com pinça flutuante( ABS opcional)

Traseiro: A tambor (Ø de 228 mm) com sapatas autocentrantes e regulagem automática

Pneus

195/55 R16

CAPACIDADES

Porta-malas: 280 litros

Tanque: 48 litros

desempenho

Velocidade máxima (km/h): 182 km/h (gasolina)/ 184 km/h (álcool)

Aceleração 0 a 100 km/h (s): 10,5s (gasolina) / 10,3s (álcool)

Consumo na cidade: 12,1 km/l (gasolina)/ 8,3 km/l (álcool)

Consumo na estrada: 16,2 km/l (gasolina)/ 11,2 km/l (álcool)

valor

Preço versão Sporting 1.8 Flex: R$ 51.900,00

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