Prisma chega com potente motor 1.4

ja771.jpgMais um sedã compacto chega ao mercado. Ontem, quarta-feira (4/10), a GM do Brasil apresentou oficialmente a jornalistas especializados o Prisma, versão sedã derivada do Celta.

A parte dianteira é igual à do Celta, que foi recentemente reestilizado. Mas as mudanças começam a aparecer nas laterais, onde se nota que os retrovisores são mais robustos que os do Celta. E as portas traseiras têm as dimensões e recortes idênticos a do Celta. A traseira do Prisma, graças ao prolongamento da linha de cintura, ficou bem acertada e bonita. A placa traseira do carro foi deslocada para o pára-choque, pois no Celta ela ficava na tampa do porta-malas.

ja772.jpgO Prisma nos deu a impressão de ser um mini-Vectra, tal foi o cuidado dos estilistas em dar mais equilíbrio a seus detalhes. A antena de teto foi colocada perto do pára-brisa, diferenciando-o do Celta, que tem sua antena fixada na parte traseira. Em seu interior, poucos detalhes o diferenciam do "hatch" que lhe deu origem, como os apliques prateados nas quatro portas e o porta-objetos na frente do console, logo abaixo do painel. O painel também não ganhou mudanças significativas. À primeira vista, nos pareceu que também não houve alteração de espaço para os passageiros de trás.

A tampa do porta-malas do Prisma não é dotado de hastes pantográficas, mas, segundo a GM, seu porta-malas tem capacidade para 439 litros de bagagem. De série o Prisma tem: chave com imobilizador, trava para crianças nas portas, vidros verdes, pára-choques pintados, aviso sonoro de luzes ligadas e abertura interna do porta-malas. Em sua lista de opcionais estão: direção hidráulica e ar-condicionado. Demais itens são oferecidos como acessórios na rede autorizada.

ja773.jpgOutra novidade: o Prisma 1.4 inaugura nova denominação para motores GM. Ele deixa de ser Flexpower e passa a se chamar Econo.Flex. Graças a aprimoramentos realizados no motor da ‘Família I’, o 1.4 Econo.Flex proporciona a impressionante potência de 97 cavalos com a utilização do combustível álcool e 89 cv no uso da gasolina. Em ambas as situações a potência máxima é obtida a 6.200 rpm (rotações por minuto). O torque máximo líquido com álcool é de 12,9 mkgf (127 Nm) a 3.200 rpm, enquanto com gasolina é de 12,4 mkgf (122 Nm) a 3.200 rpm.

A potência do motor do Prisma é, simplesmente, a maior dentre todos os motores 1.4 existentes nos modelos similares da concorrência e também supera alguns modelos com motores de cilindrada acima de 1.4, como 1.6 e 1.8 litro. Acoplada ao novo motor está uma caixa de câmbio de cinco velocidades. Segundo a GM do Brasil, o Prisma alcança a velocidade de 176 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos. Seu sistema de freios é o mesmo do Celta. Mais detalhes sobre o Prisma publicaremos em nossa próxima edição. (BN)

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