Porsche Panamera será fabricado em Leipzig

ja741.jpgContinuam a chegar notícias sobre as novidades que irão aparecer para o mercado internacional de automóvel no Salão de Frankfurt, na Alemanha no próximo mês de setembro.

A diretoria da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Stuttgart, deu sinal verde para o desenvolvimento e a produção do Panamera, que será o quarto modelo da linha Porsche. O novo carro surgirá no formato de um cupê de quatro portas, várias opções de motor e tração traseira. A fábrica está denominando o Panamera como Cupê Esportivo classe "premium", embora esteja decidido que o novo carro terá quatro portas.

O Panamera se juntará ao 911, ao Boxster e ao Cayenne, que compõem a atual linha Porsche. O nome Panamera deriva da lendária Carrera Panamericana, uma prova de estrada de longa distância que foi disputada no México entre 1950 e 1954, na qual a Porsche obteve suas primeiras vitórias internacionais de maior repercussão. A chegada do Panamera ao mercado está prevista para 2009 e será fruto de um investimento total de cerca de 1 bilhão de euros. A expectativa de vendas é de no mínimo 20.000 unidades por ano.

A princípio, o Panamera será fabricado em Leipzig, onde a Porsche produz o utilitário esporte Cayenne e o esportivo de alto desempenho Carrera GT. A decisão final será tomada após estudos mais detalhados entre a diretoria da Porsche e representantes dos funcionários. Será necessário ampliar a planta atualmente em operação, com início das obras em 2006 ou 2007.

Para Wendelin Wiedeking, presidente e CEO da Porsche AG, "esta decisão demorou muito tempo para ser tomada, mas agora temos certeza: o Panamera é o carro certo para a Porsche, que possuirá o ‘DNA’ característico de um genuíno carro esporte. Em termos de desempenho, estilo e dirigibilidade, ele seguirá os altos padrões da Porsche em todos os aspectos. Por intermédio dele, daremos aos nossos clientes uma oferta atraente no segmento de alto desempenho".

Wiedeking declarou que a Porsche usará recursos próprios no desenvolvimento e produção do Panamera: "Vamos desenvolver uma plataforma separada para nosso quarto modelo em Weissach. Não há planos de "joint venture" com outro fabricante de automóveis. Para assegurar a rentabilidade do novo modelo, vamos ter cooperação mais próxima do que nunca com nossos fornecedores".

Voltar ao topo