Piaggio Ape completa 60 anos

O charmoso Piaggio Ape – mistura de “scooter” e veículo de transporte – comemora 60 anos.

O desenho pode não ser tão jovial assim, porém sua versatilidade de rodar em vielas estreitas para transportar pequenas cargas e pessoas faz deste veículo um ícone em todo o mundo.

Suas três rodas sempre se mantiveram em sintonia com a evolução dos tempos, principalmente como uma opção barata em tempos de crise. No pós-guerra, o histórico veículo foi o responsável pelo desenvolvimento econômico italiano. Hoje, 60 anos depois do início da produção, quase 2 milhões de unidades do Ape foram vendidas em toda a Europa. Detalhe: o Ape é produzido nas fábricas da Piaggio Pontedera, Itália, e também em Baram, Índia.

Em produção desde o final de 1948, dois anos após o início das atividades da Vespa, o Ape agora faz parte do “mix” de produtos da nova divisão de Veículos Comerciais do Grupo Piaggio.

Liderado por Franco Piaggio Fenoglio, este novo módulo de negócio transformou o versátil modelo num veículo disponível em três versões: Ape, Porter e Quargo. Para o mercado europeu, o Ape é produzido nas versões de 50cc, 218cc, ambas a gasolina, e a de 422cc, movido a diesel.

Tamanho compacto, extrema maneabilidade, baixo custo de aquisição e manutenção e boa capacidade de carga são as principais características que fazem deste veículo sucesso de público, crítica e vendas.

Ao longo do tempo, o Ape sofreu várias alterações, porém sua filosofia de versatilidade foi inalterada.

Mas o sucesso do Ape vai além das fronteiras do velho continente. Parece brincadeira, mas o veículo é realmente um sucesso mundial. Desde 1999 é produzido nas versões diesel de 501cc e 601cc fabricadas e comercializadas também para o mercado indiano.

O modelo de três rodas é o líder absoluto na Índia, com mais de 150 mil unidades vendidas ao ano. Além disso, seus motores estão em perfeita sintonia com os mais rigorosos padrões europeus em termos de emissões.

Em função de seu “mix”, a linha Ape vem ganhando espaço em mercados fora da Itália. Na contramão da crise mundial, o volume de vendas dos três modelos apresenta crescimento de mais de 10% se comparado com 2007.

De janeiro a setembro haviam sido comercializadas 140 mil unidades das versões de três e quatro rodas. Resultados positivos em vários mercados, particularmente na Alemanha e na França.

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