Peugeot 206 SW chega às revendas

ja21.jpgProduzida na unidade de Porto Real (RJ), com índice de nacionalização de 71%, a perua Peugeot 206 SW chega às revendas da marca com opção de motor 1.4 ou 1.6, mas sem a tecnologia bicombustível. De acordo com a montadora, o sistema que permite rodar com gasolina e álcool, em quaisquer proporções, estará disponível na linha 1.6 entre maio e junho deste ano.

A dianteira é a mesma do 206 ?hatch?, que continua chamando a atenção, por conta do desenho do conjunto ótico, que lembra o olhar de um felino. O capô é rebaixado com vincos bem acentuados nas pontas. O pára-brisa é amplo e oferece ótima visibilidade. A grade é pequena com o grande logotipo da Peugeot (o leão) estampado no centro. O pára-choque é pintado na cor do carro, assim como o borrachão que liga um pára-lama ao outro. Na parte inferior do pára-choque foram acoplados os faróis de neblina. Esses faróis são de série na versão Feline e opcionais na Presence. A placa de identificação do veículo foi colocada bem embaixo.

ja22.jpgNa traseira, lanternas com lentes lisas foram colocadas na vertical da capota até a parte inferior do vidro traseiro acompanhando as linhas do terceiro vidro. Charme mesmo fica por conta da ponta da lanterna que sai pelas laterais. A tampa do porta-malas abre para cima e a acomodação da bagagem em seu interior é fácil porque o assoalho é baixo. O vidro traseiro é amplo, oferecendo boa visibilidade para o motorista.

Visto lateralmente, seu ?design? é muito bonito, com ampla área envidraçada e as pontas das lanternas saindo pelas laterais. Nos pára-lamas os estilistas capricharam nos vincos. Um deles segue até a parte traseira do carro, terminando logo abaixo das lanternas. As maçanetas das portas dianteiras, pintadas na cor do carro, são embutidas. Destaque para as maçanetas traseiras, integradas à parte superior das portas. Solução utilizada pela Alfa Romeo. As rodas são de 14 polegadas com pneus 175/65 na versão Presence e 185/65 na Feline.

ja23.jpgUma das novidades do 206 SW é a abertura do vidro da tampa traseira independente da abertura do porta-malas, que pode ser aberta por controle remoto ou por um botão logo acima da placa de identificação, ao lado da trava do porta-malas. Este tem capacidade para 313 litros e conta com rede de proteção para a bagagem (versão Feline). Tudo fácil e prático para a pessoa que chega carregada de pacotes. (BN) Fotos: Anderson Tozato

OLHO CLÍNICO

ja32.jpgA nova ?station? (perua) da Peugeot mede 4,03 metros de comprimento, ou seja, é 19 cm maior que a versão ?hatch?. E não dá para negar que o 206 SW chamará muito a atenção das pessoas por onde passar. O 206 SW será oferecido com duas versões de acabamento: Presence e a topo de linha, Feline. O acabamento interno é de primeira e o modelo oferece muito conforto para os ocupantes. Os bancos são macios e não cansaram no percurso da avaliação realizada entre Florianópolis e Curitiba. Além disso, todos os comandos e instrumentos estão bem à mão do motorista e são de fácil visualização.

O painel do 206 SW é harmonioso e conta com bom acabamento.Os mostradores possuem o fundo de acordo com a versão. O modelo vem com ?check-control?, conta-giros (tacômetro), indicador de portas abertas, ar-condicionado (na versão Presence é opcional), ar quente, avisos sonoros de esquecimento da chave no contato, esquecimento das luzes acesas e tanque de combustível na reserva. Conta, ainda, com cinzeiro no painel central (acendedor de cigarros é opcional), computador de bordo na versão Feline, faróis com acendimento automático, rádio AM/FM com CD-player, relógio e calendário digital no painel, saída de energia 12V (tomada para telefone celular) e vidros verdes.

ja34.jpgDuas motorizações podem equipar o 206 SW: 1.6 litro e 1.4 litro, produzidos na fábrica em Porto Real (RJ). O motor 1.6 será vendido nas versões Presence e Feline e desenvolve 110 cv de potência máxima a 5.750 rpm e 15 mkgf de torque a 4.000 rpm. Com essa motorização atinge a velocidade máxima de 194 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos. E o motor 1.4 com 75 cv de potência máxima a 5.500 rpm e 12 mkgf de torque a 2.800 rpm será oferecido apenas na versão básica, ou seja, a Presence. Com esse motor o 206 SW atinge a velocidade final de 172 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos.

A posição de dirigir é ótima e não cansou em nenhum momento do trajeto entre Florianópolis e Curitiba. A perua mostrou que tem fôlego de sobra para competir com os rivais, principalmente na versão 1.6. Os engates são fáceis e o carro responde à primeira acelerada. Sua estabilidade é boa. Certamente o consumidor irá gostar. O Peugeot 206 SW agradou tanto no trânsito urbano quanto nos trechos rodoviários.(BN)

FICHA TÉCNICA

Peugeot 206 SW 1.4 Presence

Motor: dianteiro, transversal, alimentação por injeção eletrônica multiponto, comando de válvulas no cabeçote

Cilindrada: 1.360 cm³

Potência (cv): 75 a 5.600 rpm

Torque (kgfm): 12 a 2.800 rpm

Câmbio: Manual, de cinco marchas

Comprimento (m): 4,03

Largura (m): 1,66

Altura (m): 1,46

Entre-eixo (m): 2,44

Peso (kg): 1.074

Suspensão dianteira: Rodas independentes, pseudo McPherson, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados

Suspensão traseira: Rodas independentes, semi-horizontal, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos

Freios: Dianteiros a disco e traseiros a tambor

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