Performance e bom desempenho são qualidades do novo Gol

Enfim o lançamento mais esperado do ano aconteceu. O novo Gol está nas concessionárias da marca em todo o País, para quem quiser ver, testar, acelerar e comprar. Embora seja um automóvel completamente novo e não uma mera reestilização, ele revela não ter perdido sua identidade, e mostra o resultado do desafio enfrentado pelas áreas de design e engenharia da montadora, que recriou um carro compacto, vibrante, moderno e ousado.

?Desenvolvemos o novo Gol para superar as expectativas de nossos clientes, mantendo os atributos do modelo e dando a ele novos valores representados pela beleza do novo carro?, disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil quando do lançamento do carro.

O novo Gol está mais bonito, com ?design? ousado. Construído numa plataforma de Fox e Polo, ganhou novos motores (agora transversal e não longitudinal) e câmbio. Seu acabamento de forma geral também está mais esmerado. Seguindo tendências aplicadas em modelos mais recentes, o Gol traz uma linha de cintura com traseira bem elevada em relação à frente para dar mais esportividade ao desenho. O aerofólio que se integra ao teto, presente em todas as versões, também tem a mesma missão.

Seus bancos vêm com novos tecidos e nova forma, mais ergonômica. As laterais das portas agora permitem a aplicação de tecido em todas as versões. A versão Power traz um porta-revistas na parte de trás do banco dianteiro direito. Por dentro a versão se diferencia também pelos aros dos instrumentos e dos difusores de ar cromados, que nas outras versões têm cor cinza. Há ainda iluminação para os espelhos dos pára-sóis.

Ao entrar no Gol novo nota-se que se trata de um carro novo, a começar pelo volante, agora posicionado exatamente à frente do motorista e não levemente à direita, como no modelo velho. Avaliamos as duas versões: 1.0 Trend e 1.6 Power durante o ?test-drive? permitido à imprensa.

Logo ao arrancar com o carro percebemos boa novidade: a posição transversal do motor e as novas suspensões evitam que a frente do carro levante da hora da saída. O novo motor 1.0 responde com facilidade ao se pisar no acelerador. O carro tem um rodar macio. Sua caixa de cambio, engates justos e torque alto em baixa rotação, que dá mais agilidade ao Gol. Aos 120 km/h o motor chega a 4 mil giros, e quase não se escuta barulho.

Em curvas, a nova suspensão do Gol se mostrou rígida e firme na medida certa. O Gol 1.6 Power tem mais arrancada e nas retomadas o novo câmbio casa perfeitamente com o motor VHT. Para atingir a velocidade máxima permitida na rodovia Carvalho Pinto (120km/h), o conta-giros marcava 3 mil giros, garantindo bom desempenho e baixo consumo de combustível. Pelo que vimos do novo Gol, ele deve continuar sendo sucesso de público. Um carro gostoso de dirigir. (BN)

 

 

 

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V, flex, 999 cm³ (1.0) e 1.598 cm³ (1.6) de cilindrada

Potência: 72 cv (gasolina) a 76 cv (álcool) a 5.250 rpm (1.0) e 101 cv (gasolina) a 104 cv (álcool) a 5.250 rpm (1.6)

Torque: 9,7 kgfm (gasolina) a 10,6 kgfm (álcool) a 3.850 rpm (1.0) e 15,4 kgfm (gasolina) a 15,6 kgfm (álcool) a 2.500 rpm (1.6)

Direção: mecânica (hidráulica opcional)

Câmbio: manual de cinco velocidades

Suspensão: dianteira independente, tipo McPherson, com amortecedores pressurizados e barra estabilizadora; traseira interdependente, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira

Dimensões: 3,90 m de comprimento; 1,66 m de largura; 1,45 m de altura; 2,47 m de entreeixos

Peso: a partir de 934 kg

Tanque de combustível: 55 litros

Porta-malas: 285 litros

Preços: R$ 28.890,00 (1.0), R$ 29.825,00 (1.0 Trend), R$ 32.290,00 (1.6), R$ 33.235,00 (1.6 Trend) e R$ 36.420,00 (1.6 Power)

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