Paraná em Ação da Semana da Pátria encerra as atividades neste domingo

?As pessoas poderão ter um dia muito agradável, pois as novidades deste ano vão desde a Feira Sabores do Paraná, que conta com 36 produtores paranaenses, a oficinas com materiais reciclados. Por isso, temos que aproveitar este último dia com uma festa da cidadania, pois o Paraná em Ação é um conjunto de serviços e informações?, convidou um dos coordenadores do programa, Marcírio Machado Sobrinho.

Segundo ele, além da confecção de documentos, exames de saúde e atividades culturais, recreativas, destaca-se nesta edição uma campanha de cadastro de doadores de medula óssea, que está sendo feito em parceria com o Hemepar e Universidade Federal do Paraná (UFPR). ?Em 2005, quanto oferecemos este mesmo serviço, mais de mil pessoas se cadastraram. Neste ano queremos aumentar esse número, pois atitudes como esta são muito importantes e podem salvar muitas vidas?, disse Machado.

A pedagoga do Hemepar, Cristina Maria Richter, reforça a afirmação do coordenador do Paraná em Ação. ?Hoje em dia estamos com um grande número de pacientes com leucemia, por isso é muito bom que a população tome conhecimento e ajude também?, falou. De acordo com ela, para fazer o cadastro é fácil. ?Pegamos os dados pessoais e coletamos 10 ml de sangue do doador?, explicou.

Após essa etapa, o sangue é enviado ao laboratório da universidade e depois para o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. ?A pessoa fica no cadastro como doador até completar 55 anos. A idade mínima é de 18 anos. Quando tiver alguma compatibilidade com o paciente de leucemia, daí sim o Hemepar entra em contato, e seguirão os procedimentos, que são simples e sem dor?, informou ela.

MEIO AMBIENTE ? Além do estante de doadores, o Paraná em Ação deste ano também se preocupa com o meio ambiente. No espaço da Secretaria de Estado responsável por essa área, funcionários estão trocando óleo de cozinha usado por pasta de sabão. ?Nessa feira é a primeira vez que realizamos essa troca, mas a idéia é mobilizar as pessoas para que elas dêem um destino adequado para este tipo de resíduo, que causa um impacto enorme na natureza?, contou o assistente técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Leverci Silveira Filho.

Ele explicou que além da troca a pessoa leva pra casa uma receita básica de como fazer sabão. ?Fazemos isso também para que possamos proporcionar uma fonte de renda e resolver um problema ambiental. Então é uma receita básica para a pessoa fazer sabão, ter uma economia, ganhar com isso e dar um destino certo para esse tipo de resíduo?, falou.

SERVIÇO ? Neste domingo (9), último dia, o Paraná em Ação está com uma programação intensa. Na área cultural, apresentações de teatro no Ônibus Palco da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no estacionamento do Palácio Iguaçu, estão previstas de hora em hora, entre elas ?Circo Mambarte? e ?Teatro do Dada?. Na de oficinas, destacam-se ?Aquecedor Solar com garrafas pet? (Secretaria de Meio Ambiente), a partir das 9h; Fibra de Bananeira (Emater), a partir das 10h30; ?Bijuterias? (Secretaria da Educação), a partir das 16h.

Além disso, o programa oferece atividades recreativas como jogo de xadrez gigante, brincadeiras, escalada, arvorismo e tirolesa. Um estante da empresa Vassoureco mostra como fazer vassouras e artesanato de Natal com garrafas pet. A Universidade Estadual de Ponta Grossa está participando com a exibição de plantas medicinais, e com os departamentos de zootecnia, física, engenharia de alimentos e educação física. E a Federal do Paraná com o espaço da massoterapia.

Todos os serviços são gratuitos e estão disponíveis das 9h às 17h.

Voltar ao topo