Opala é um ícone da indústria automotiva

Exatamente há quatro décadas saía da linha de montagem da General Motors do Brasil, na unidade de São Caetano do Sul (SP), o primeiro automóvel fabricado pela montadora no Brasil, símbolo de requinte e sofisticação durante seus vários anos de produção, o Chevrolet Opala.

“Best-seller”

Abaixo segue uma linha do tempo com os principais fatos que marcaram a história do modelo no Brasil. Em 1966, a GMB anuncia a expansão de suas duas fábricas para a fabricação de um carro de passageiros.

Em 1968 é lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, de quatro portas. Em 14 de julho de 1969, a empresa atinge a marca de produção de 200 mil unidades de veículos Chevrolet, sendo 10 mil unidades do Opala. Em junho de 1970, a GMB lança o Opala Cupê SS. Em 3 de agosto, o Chevrolet Opala atinge a marca de 50 mil unidades produzidas.

Novos Opalas: o Opala SS (4 cilindros) e o Opala Automático (4 e 6 cilndros) foram lançados em outubro de 1973. Em 8 de novembro de 1974, são lançados o Chevrolet Comodoro e a Chevrolet Opala Caravan.

Em 19 de dezembro, é a vez do Opala completar 300 mil unidades no Brasil. Em novembro de 1975, é lançado o Opala 250-S. Em 20 de novembro de 1976, a GMB apresenta no X Salão do Automóvel, o novo Chevette esportivo GP-II e o Chevrolet Comodoro de 4 e 6 cilindros.

Em 31 de agosto de 1977, a GMB apresenta à imprensa a linha Chevrolet 78, incluindo o lançamento de um novo modelo, o Opala Caravan SS, e o Chevette com novo estilo frontal.

Em 4 de janeiro de 1978, o consumidor conhece a Caravan Comodoro, com motores de 4 e 6 cilindros. E em 29 de março do mesmo ano, sai da linha de montagem da GM do Brasil o 500.000º Opala. Em 2 de julho de 1979, a GMB comemora 600.000 Chevrolet Opala produzidos no País. Em 4 de dezembro de 1980é produzido o 700.000º Opala.

O motor Chevrolet 250, 6-cilindros a álcool é aprovado pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI), em 27 de abril de 1981. Em outubro de 1988, a linha Opala ganhou câmbio automático de quatro marchas.

Em novembro de 1990, no XVI Salão do Automóvel, em São Paulo, foram apresentados novos modelos Monza e Opala 91. Em abril de 1992, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas. E em setembro, o Omega chega ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do País. É o substituto natural do Opala.

Para José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, “o Chevrolet Opala é até hoje objeto de desejo de uma legião de fãs e colecionadores por todo Brasil”.