Oltre, versão civil do jipe militar da Fiat

ja69a.jpgNo Salão de Bolonha (Itália), que abriu suas portas para o público no dia 1.º de dezembro, a Fiat apresentou muitas atrações. Além do Sedice e Panda Cross, a montadora italiana apresentou o Oltre, versão civil para o jipão militar LMV (Light Multirole Vehicle), da Iveco, marca que pertence ao grupo Fiat. O Iveco LMV é utilizado pelos exércitos da Itália e da Inglaterra.

O Fiat Oltre é um protótipo disponível na versão Crew Cab. Trata-se de um modelo de cabine dupla com pequena plataforma na traseira, semelhante a de uma picape. O estilo quadrado realça sua robustez, e é freqüentemente utilizado em utilitários militares que ganham versão civil. Lanternas e pára-choques merecem destaque, assim como o teto. Este último detalhe conta com pequena abertura redonda, cuja tampa traz o logotipo da marca Fiat.

ja69b.jpgA versão civil do Iveco LMV traz boa parte dos recursos utilizados no jipe militar, como o sistema de tração 4×4. Quando necessário, a tração é acionada automaticamente. Na cabine, a Fiat manteve as barras de proteção, que aumentam a segurança em condições adversas de pistas. O interior pode acomodar de quatro a cinco pessoas. Também merecem destaque no visual do Oltre as rodas, com desenho especial e nada menos do que 26 polegadas, montadas em pneus 315/40.

O Oltre tem dimensões generosas: o jipão tem 4,87 metros de comprimento, 2,05 m de altura, 2,2 m de largura e distância entreeixos de 3,23 metros. Sob o capô, está o motor F1C, da Iveco, que conta com turbina de geometria variável, intercooler e sistema de injeção direta de diesel ?common-rail?. Seu motor 3.0, de quatro cilindros, rende 185 cavalos e 45,8 kgfm de torque a 1.800 rpm.

Segundo a montadora italiana, os números são suficientes para proporcionar ao veículo velocidade máxima de 130 km/h. O câmbio é automático, de seis marchas. O Oltre pesa 6.500 kg. O fabricante de jipões, controlado pela GM, entrou este ano no Velho Continente, com o H3, modelo de porte menor que o Oltre. Uma versão de produção do protótipo mostrado em Bolonha deve chegar ao mercado europeu nos próximos anos, para concorrer com a Hummer.

Voltar ao topo