New Cerato é o segundo carro mais vendido da Kia

O All New Cerato, segundo modelo da Kia mais vendido no Brasil atrás apenas do Sportage, já está nas concessionárias com cara e conteúdo novos. A terceira geração do sedã médio da montadora coreana tem a assinatura do designer alemão Peter Schreyer, atual presidente da Kia. Isso quer dizer que o estilo do carro é futurista. Na traseira, a tampa do porta-malas mais alta, parecendo a de um coupé, já elimina qualquer possibilidade de o motorista se deparar com um carro conservador, característica que merece ressalvas dos que torcem o nariz para os sedãs.

Mas o comprador vai ficar com o que há de bom nessa categoria: espaço. O novo Cerato está mais longo, largo e com entre-eixos maior. São 4,56 metros de comprimento (3 centímetros a mais), 1,78 metro de largura (acréscimo de meio centímetro) e 1,44 metro de altura (2,5 centímetros mais baixo que o modelo anterior). A distância entre-eixos passou para 2,70 metros, um aumento de 5 centímetros. Essa alteração significa mais espaço para as pernas dos ocupantes. E o porta-malas agora tem capacidade para 421 litros.

Por dentro, o novo Cerato tem painel compacto e voltado para o motorista, facilitando o acesso. Além disso, a operação do computador de bordo, áudio e o controle do modo de direção (normal, conforto ou esporte) são feitos no volante, que tem ajuste de altura e profundidade. Há porta-objetos nas quatro portas e no console central e o ar-condicionado é dual zone, com controle independente para o condutor e os passageiros, e com saídas para os ocupantes do banco traseiro. Uma novidade do Cerato é o sensor de estacionamento dianteiro, além do tradicional traseiro.

Os principais concorrentes do Cerato, de acordo com a Kia, são Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra e Volkswagen Jetta, em suas versões intermediárias. Todos, porém, com motorizações superiores ao Cerato, que manteve o motor 1.6 de 128 cavalos.

Na estrada, durante o test drive de 90 quilômetros, o modelo se destaca pelo conforto e desempenho honesto, mas um propulsor mais potente seria bem melhor para um sedã desse porte com 1.720 quilos de peso. Abastecido com gasolina, o motor gera 122 cavalos a 6.000 rpm com torque de 16 kgfm a 4.500 rpm. Com etanol a potência sobe para 128 cavalos a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgfm a 5.000 rpm.

O Cerato está à venda com duas opções de transmissão: manual de seis marchas ou automática sequencial e paddle shift, também de seis velocidades. No quesito consumo de combustível, a versão mecânica foi classificada na categoria A do Inmetro, ou seja, a de menor consumo. Já o Cerato automático está na categoria B.

Quanto custa

Os preços para o novo Cerato, divulgados pela montadora, são R$ 67.400 para a versão manual e R$ 71.900 para a automática. O carro já está à venda em Curitiba e a concessionária Ponto K está dando um bônus de R$ 1 mil na troca do Cerato usado pelo modelo novo. Ary Jorge Ribeiro, diretor de Vendas da Kia Motors do Brasil, diz que a expectativa da montadora é de que 85% das vendas sejam da versão com câmbio automático e 15% da manual. Até o fim do ano a empresa espera vender 10 mil unidades.

Sorento passa por reestilização

Na segunda quinzena de maio chega às concessionárias da Kia em todo o país a nova Sorento. O utilitário esportivo médio grande da montadora coreana é o terceiro modelo mais vendido da marca no Brasil, perdendo apenas para Sportage e Cerato. Lançado no fim de 2009, o Sorento passou por alterações no visual, na dianteira e na traseira. A principal mudança está no afilamento do conjunto de faróis e lanternas, além dos novos formatos do farol de neblina e da lanterna traseira inferior. Na frente, os faróis têm assistência em curvas, ou seja, a luz acompanha o movimento do carro.

O carro estará disponível em duas versões. Uma tem sob o capô o, motor V6 de 3.5 litros com 278 cavalos de potência a 6.300 rpm e torque máximo de 34,2 kgfm a 5.000 rpm. A outra tem um propulsor de 2.4 litros, quatro cilindros, com potência máxima de 174 cavalos a 6.000 rpm e torque máximo de 23 kgfm a 3.750 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades para as duas versões.

A expectativa da Kia é vender 5.600 unidades do Sorento até o fim do ano. Os preços das duas versões ainda não foram divulgados.

* A jornalista viajou a convite da Kia.

 

Divulgação
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