Mini apresenta o pequeno Rocketman

Rocketman é o protótipo do compacto que a marca britânica pretende lançar em breve para disputar vendas com o diminuto e estiloso Smart Fortwo. O estudo de linhas excêntricas e futuristas éa principal atração da fábrica inglesa no Salão de Genebra, na Suíça, deste ano.

Nas dimensões, o carrinho-conceito é 31 centímetros mais curto que o clássico “hatch” Cooper, mas mantém a configuração 2+2, com um dos bancos traseiros escamoteável – são 3,41 metros de comprimento, por 1,90 m de largura e 1,39 m de altura.

O visual do Rocketman preserva a marcante identidade dos carros da Mini, só que com uma pitada forte de futurismo. Na frente, os faróis redondos aparecem levemente inclinados e envolvidos por um anel luminoso.

A carroceria bojuda forma culotes nas pontas, deixando o capô rebaixado em relação ao conjunto ótico. A grade frontal completa o desenho, com formato próprio que lembra um bocão, que segue a tendência  adotada em diferentes modelos de várias montadoras.

Na traseira o destaque são as lanternas em forma de alça, que flutuam sobre a carroceria, iluminadas por “leds”. Em vez de aplicar a tradicional bandeira britânica, a Mini desenvolveu uma estrutura translúcida, de vidro, com os traços da bandeira esculpidos e também iluminados por iluminados por “leds”.

Um dos destaques do “design” são as portas com dobradiças duplas, que se abrem em paralelo ao carro, além dos bancos que permitem múltiplos arranjos. Atrás, a tampa do porta-malas se abre em duas partes, sendo a inferior num interessante modo “gaveta”, para ajudar na colocação de carga na traseira.

Basta abrir as portas corrediças ou a tampa do porta-malas bipartida (todas com abertura incomum), para se ter acesso ao interior do carro.  O habitáculo não poderia destoar.

A marca aplicou luzes e enxugou os botões, coisa típica de carro-conceito. Mas o indefectível relógio central está lá. O painel e as portas ainda são cobertos em couro.

O consumo liberado é expressivo: 33 km para cada litro de gasolina. E para reduzir o peso e o coeficiente aerodinâmico do modelo, a montadora inglesa, controlada pela BMW, aplicou fibra de carbono pela carroceria e nas rodas de 18 polegadas. Mesmo sem previsão de entrar em produção, o Rocketman,pode antecipar planos para um futuro modelo. Mais informações em nossas próximas edições.

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