Mercedes-Benz Actros, um caminhão sofisticado

O M-Benz Actros 2646 LS traz tecnologia e potência equivalentes a de um carro de luxo. Seu motor tem 456 cv, a transmissão, automatizada, possui 12 marchas para frente e outras quatro para a ré. Além disso, esse Mercedes-Benz é capaz de manter a distância para os veículos à frente e também nos avisar se estamos saindo da faixa de rolagem. E até conexão com a internet ele traz.

Se você pensou que estamos falando de um automóvel da “marca da estrela de três pontas”, como um Classe E ou um esportivo como o roadster SLK se enganou. É o Actros 2646 LS 6×4, o mais sofisticado caminhão vendido pela M-Benz no Brasil. Importado da Alemanha (mas com produção nacional prevista para 2012), o Actros 2646 LS é um extrapesado oferecido com três versões de cabine: Conforto (teto baixo), Megaspace Conforto e Megaspace Plus Segurança, com preços sugeridos que vão de R$ 398.900 a R$ 464.600.

A versão Megaspace Segurança (completa, por exemplo, oferece cabine com suspensão pneumática, assoalho plano e altura interna de 1,92 metro. Sob a cama, o motorista dispõe de dois compartimentos para objetos, além de um terceiro, refrigerado, para bebidas e alimentos. O ar-condicionado noturno, exclusivo do modelo, funciona com o motor do caminhão desligado por até 8 horas.

Tem caixa de mudanças automatizada PowerShift que dispõe de 12 velocidades à frente (mais 4 à ré) e é programada para extrair sempre a maior eficiência do motor com o menor consumo de diesel. Além da eliminação do pedal de embreagem, o motorista pode optar pelas mudanças de forma automática ou manual – no segundo modo, por meio de uma pequena alavanca em fora de T, posicionada junto ao apoio de braço. Empurrando-a para frente, a marchas sobem; puxando-a para trás, elas são reduzidas.

E seu conjunto de freios utiliza discos em todas as rodas do cavalo, com equalização do desgaste das pastilhas, e é equipado com ABS (que impede o travamento das rodas) e ASR (que distribui a tração de acordo com a aderência em cada pneu). Conta também com o bloqueio de deslocamento em rampa mantém o veículo parado por alguns segundos nessas situações, sem auxílio do freio, até que o motorista arranque com suavidade.

Dispõe também o Actros 2646, de sistema de gerenciamento de frota “FleetBoard”, que utiliza um computador de bordo e a Internet para enviar para a empresa os parâmetros de desempenho do veículo durante a viagem. Dessa forma, o frotista fica sabendo como está sendo feita a condução do veículo, em tempo real.

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