Logan 1.0 tem espaço e bom preço

logan01011107.jpgApostando em seu novo produto, o Logan, lançado no mercado brasileiro em meados de julho, a Renault vem agitando o segmento dos sedãs compactos, com boas ?armas?: espaço interno, três anos de garantia e preço.

Produzido em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o Logan não é aquele carro que ?rouba? suspiros das pessoas. Seu ?design? não é moderno e nem tem linhas futurísticas como o Mégane. Mas também não está na lista dos carros mais feios do mercado. E tem um preço bom: R$ 27.990,00 a versão de entrada Authentic, contra R$ 28.920,00 do Siena, R$ 30.991,00 do Prisma e R$ 25.190,00 do Classic.

Na dianteira, a pequena grade dupla é separada pelo emblema da Renault. O conjunto ótico, também pequeno, acompanha a linha da grade e sai pelas laterais. Simples, esse é o termo para definir as linhas do Logan. O pára-brisa é amplo, oferecendo boa visibilidade para o motorista.

A traseira lembra a do Clio sedã, porém no caso do Logan é maior e com linhas mais retas. As lanternas são grandes e triangulares. O botão de abertura do porta-malas é antigo, aquele saltado e de apertar, não usado atualmente na maioria dos carros. Assim como o dianteiro, o vidro traseiro é amplo, também oferecendo uma boa visibilidade.

logan02011107.jpgUma das qualidades do Logan é o conforto interno que oferece aos ocupantes, principalmente os do banco traseiro. Espaço suficiente para três adultos. Seu porta-malas é excelente: 510 litros, o maior entre os concorrentes do segmento. E o motorista é agraciado com a posição elevada de dirigir e com boa visibilidade, proporcionada pela ampla área envidraçada. O painel do Logan é simples, porém bem acabado. Todos os instrumentos estão à mão do motorista e são de fácil visualização. E porta-trecos não faltam.

O Jornal do Automóvel avaliou a versão Expression equipada com motor 1.0 litro, 16V, Hi-Flex, que pode ser abastecido com álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Esse motor desenvolve 77 cavalos de potência máxima quando abastecido somente com álcool e 76 cv com gasolina. O torque máximo é de 9,9 mkgf com gasolina e 10,1 mkgf com álcool, ambos a 4.350 rpm. Segundo a Renault é um motor derivado da linha Clio, com preparação exclusiva para o Logan.

Como todo carro com motor 1.0, o desempenho deixa a desejar, principalmente nas subidas mais íngremes. Mas a falta de força não é culpa do Logan, mas de todos os modelos equipados com essa motorização. Não se pode esperar muito numa subida de serra, por exemplo. Mas nas retas e no trânsito da cidade o Logan 1.0 consegue ser ágil e deixar o motorista satisfeito. De resto, freia bem, tem câmbio manual de cinco marchas com engates macios e um interior até que silencioso. De fato é um bom carro para a família, pois tem espaço e preço competitivo. (BN)

Ficha técnica

MOTOR

Dianteiro, D4D Hi-Flex, 4 tempos, bicombustível (álcool e/ou gasolina) 1.0 litro, 16 válvulas

Cilindrada:   998 cm3³

Potência:  76 cv a 5.850 rpm com gasolina / 77 cv a 5.850 rpm com álcool

Torque: 9,9 mkgf a 4.350 rpm com gasolina / 10,1 mkgf a 4.350 rpm com álcool

Transmissão

Câmbio: Manual de 5 velocidades

Suspensões

Dianteira: Tipo McPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais

Traseira: Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora

Dimensões

Comprimento: 4,25 metros

Largura: 1,97 metro

Altura: 1,53 metro

Freios

Duplo circuito em "X", discos ventilados dianteiros, com 259 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro

CAPACIDADES

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 510 litros

PREÇO

R$ 29.480,00

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