Kia Soul tem estilo indefinido, mas atraente

O projeto de um carro pode demorar entre 18 a 24 meses ou até um pouco mais.

São feitas pesquisas, clínicas com pessoas que sugerem mudanças no desenho original, inclusão de itens, eliminação de outros.

Mas a procura por novidades tem impulsionado a venda de carros em todos os segmentos. Tanto que só este ano tivemos 17 lançamentos. A Kia surpreendeu com a chegada do Soul. Durante sua apresentação a imprensa, a Kia o classificou como um “crossover”, uma denominação que por si só é uma mistura de outras duas (perua e utilitário esportivo). Há quem considere o carro uma pequena van, um monovolume ou simplesmente um “hatch”. Um carro pequeno, com desenho de linhas retas.

Com um formato quadrado e um desenho retrô, o Kia Soul conta na dianteira com faróis grandes e capô alto, lembrando um “crossover”.

Mas seu habitáculo surpreende pelo espaço, semelhante ao de uma minivan.

E a abertura da quinta porta (tampa do porta-malas) dá a impressão de que se trata de um “hatch”.

O Soul tem medidas generosas: são 4,10 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,61 m de altura. Os 2,55 m de distância entre-eixos garantem mais espaço interno do que o encontrado no Ford EcoSport, por exemplo.

E seu motor 1.6 é valente. Os seus 124 cv de potência movimentam o carro com muita agilidade. O Soul tem boa dirigibilidade. O volante tem ajuste de altura e o banco pode ser posicionado de forma a encontrar uma boa posição de direção.

Atrás, há apoios de cabeça no formato de vírgula para os três ocupantes e espaço suficiente para que ninguém raspe o joelho no encosto do banco da frente ou a cabeça no teto.

Durante o lançamento do Soul, em São Paulo, o Jornal do Automóvel teve oportunidade de avaliar a versão com câmbio automático, que deu ao carro conforto de um sedã.

Dirigimos o modelo em condições severas de chuva, passando por um pequeno trecho urbano em Guarulhos (SP) e seguindo pela rodovia Ayrton Senna. Avaliamos

Sua posição de dirigir é elevada e confortável. E a boa visibilidade, facilitada pela ampla área envidraçada. A suspensão, bem calibrada, mostrou conforto e estabilidade. Os pneus 205/55 calçados em rodas de aro 16″ ajudam o carro na dirigibilidade e a evitar que a carroceria se incline muito nas curvas, além de conferirem um ar mais robusto ao Soul.

A aceleração e as retomadas são boas para os que não procuram direção esportiva.

Quando o desempenho se faz necessário, o modelo exige maior pressão no acelerador.

Seus freios a disco na dianteira e a tambor na traseira são progressivos, e a direção elétrica.

O Kia Soul atraiu a atenção das pessoas durante o teste, principalmente nas praças de pedágio. Acreditamos que o modelo vai vender bem. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas com CVVT, a gasolina Cilindrada 1.591cm³
Potência: 124 cv @ 6.300
Torque: 15,9 kgfm @ 4.200
Câmbio: Automático de quatro velocidades com overdrive
Compr.: 4.10m
Largura: 1.78m
Altura: 1.61m
E.-eixo: 2.55m
P.-Malas: 340 a 67 litros
Suspensão: Independente, McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, na dianteira, e eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores a gás, na traseira
Freios: Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros, com ABS
Tanque: 48 litros
Preço: R$ 64.900,00

Voltar ao topo