Kawasaki Versys 1000 desembarca no Brasil

Mostrada no Salão de Milão 2011 com ares de principal estrela da marca japonesa, a Kawasaki Versys 1000 desembarca agora no Brasil. Evolução da Versys 650, a nova bigtrail chega para disputar um segmento que cresce a cada dia. Para enfrentar concorrentes consagradas como a BMW R 1200 GS e Yamaha Super Ténéré, a novidade apresenta muita tecnologia embarcada e um motor de quatro cilindros em linha de 1.043 cm3.

“Emprestado” da naked Z 1000, o propulsor de 16V entrega 118 cavalos a 9.000 rpm e 10,4 kgfm a 7.700 rpm. Toda essa potência pode ser amansada se o piloto selecionar o modo Low Power (baixa potência). Com isso, terá apenas 75% do motor a sua disposição – também há a opção de Full Power, onde toda a potência está disponível para o piloto.

A Kawasaki também equipou a Versys 1000 com controle de tração – o mesmo desenvolvido para a sportouring ZX-14R. Batizado de KTRC, o sistema oferece três modos de intrusão na pilotagem. Sendo o número 1 menos invasivo, e o 3, mais atuante. O piloto ainda pode desligar o sistema se preferir.

Ciclística

Complementando as novidades mecânicas, o garfo dianteiro tem 43 mm de diâmetro e é totalmente ajustável. Segundo a marca, o diâmetro maior do tubo permite que a suspensão dianteira trabalhe com mais precisão. Atrás, a balança recebeu um monoamortecedor que também pode ser ajustável. Detalhes que fazem grande diferença em uma moto própria para encarar viagens.

Os freios trazem dois discos de 300 mm com pinça de quatro pistões na frente e um disco simples de 250 mm com pinça de pistão único atrás. A 1.000 cc da Kawa ainda conta com sistema ABS de série. Porém, a escolha por rodas de 17 polegadas feitas em liga leve denuncia a proposta mais on do que off-road dessa bigtrail, seguindo uma tendência adotada pela Ducati com a Multistrada 1200 e a Honda, na Crosstourer. São motos com suspensões de longo curso, uma ciclística robusta, porém mais adaptadas a estradas de asfalto ruim do que propriamente a caminhos de terra.

Aventureira

Montada sobre um chassi de alumínio, com um guidão confortável e um parabrisa facilmente regulável, a Versys 1000 começa a mostrar seus atributos para uma longa aventura não necessariamente fora de estrada. Os pneus escolhidos foram os Scorpion Trail, da Pirelli. Com eles, o piloto tem a dinâmica de trafegar no asfalto ou até mesmo encarar uma terra batida, pois são muito mais on do que off-road.

As carenagens laterais que acompanham o tanque de combustível, com capacidade para 21 litros, estão mais robustas se comparadas às da Versys 650, e isso garante um menor contato do piloto com o vento. Somados à nova espuma do banco em dois níveis e o desenho esguio do banco, o piloto e garupa estarão credenciados a viajarem milhares de quilômetros.

Até porque as bagagens podem ir bem acomodadas na lateral da moto. Sob a garupa há uma estrutura para a instalação de malas laterais – a Versys também tem um bagageiro que pode receber um bauleto de até 6 kg. Com um painel completo, o modelo ainda disponibiliza uma tela de LCD com informações extras, como o nível de consumo médio e atual, por exemplo.

O preço é menor que o de suas concorrentes. Enquanto a Yamaha Super Ténéré 1200 e a BMW R 1200 GS saem por, no mínimo, cerca de R$ 60 mil, a Versys 1000 tem preço sugerido de R$ 49.990. Disponível, por enquanto, apenas em uma opção de cor (branca) e em uma versão, a nova bigtrail da marca japonesa chega às concessionárias em julho.

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