Husqvarna apresenta supermotard Nuda 900R

Em Munique, na Alemanha, a Husqvarna apresentou a Nuda 900R, moto que chega com a missão de ser o primeiro modelo de marca fabricado para as ruas. Com ela o Grupo BMW confirma os planos para a marca austríaca e a coloca para “brigar” no segmento de rua levando para o dia-a-dia um desenvolvimento que antes ficava restrito ao ambiente dos enduros e do “off-road” de competição.

Tendo herdado das motos de enduro no visual, a Nuda 900R joga no time das Supermotards e virá para fazer concorrência no segmento em que a Ducati Hypermotard nas versões 796 e 1100 é referência.

Por isso guardou o corpo esguio das motos de enduro, enquanto recebeu detalhes minimalistas de motos “naked”, como a pequena cobertura sobre o farol e a lanterna de LED’s na traseira.

Seu coração é um motor bicilíndrico em paralelo, transplantado da linha F800 da BMW Motorrad e modificado para chegar as 900 cilindradas que agora geram 100 cv de potência e 10 kgfm de torque. Os freios são da grife italiana Brembo e duplos na dianteira e simples na traseira.

Seu conjunto de suspensão é formado por bengalas invertidas da Sachs com 48 mm que tem pré-carga ajustável, amortecimento de compressão e retorno. Na traseira o amortecimento fica por conta do amortecedor ajustável oferecido pela Öhlins. De acordo com a Husqvarna, seu peso seco está abaixo de 175 kg e a marca trabalhou bastante para a centralização de massas.