Honda Fit com motorização de 1.5 litro

ja581.jpgA Honda Automóveis inova mais uma vez e amplia a linha do modelo que revolucionou o mercado automotivo nacional com seus atributos exclusivos, adicionando potência e mais esportividade a um conjunto de sucesso, o que resultou no novo Honda Fit EX 1.5 litro. Além das versões LX e LXL, equipadas com motor i-DSI de 1.4 litros e 80 cv, o modelo passa a contar também com a versão EX, que traz o exclusivo motor 1.5 litro VTEC, que gera 105 cv. Em toda a linha, o veículo está disponível com transmissão manual ou automática Honda CVT (Continuously Variable Transmission).

ja582.jpgEntre os itens exclusivos de acabamento interno do Honda Fit EX estão: volante revestido de couro, detalhes na cor prata na tampa do porta-CD, no rádio, nos acionamentos dos vidros elétricos, na base da alavanca seletora da transmissão (versão CVT) e nas maçanetas internas. Além disso, conta também com abertura automática do bocal de combustível ao destravar as portas e alarme com travamento e destravamento à distância.

Com esse lançamento, a Honda amplia ainda mais a faixa de público que o modelo atinge, incluindo os consumidores que estão em busca de espaço interno amplo, versatilidade, praticidade e, sobretudo, esportividade com baixo consumo de combustível.

Tecnologia VTEC: desempenho com economia

ja583.jpgDesenvolvido exclusivamente para o Honda Fit, o motor 1.5 litro de 1.496 cm3 tem bloco e cabeçote de alumínio, é leve, compacto, silencioso e econômico e se caracteriza por grande parte do torque estar disponível já em baixas rotações, além da baixa emissão de poluentes. Dotado da tecnologia Honda VTEC, um sistema de variação de abertura de válvulas eletronicamente controlado, gera uma potência de 105 cv (cavalos) a 5.800 rpm e torque de 14,2 kgf.m a 4.800 rpm.

Na prática, o motor VTEC exerce dois papéis. Em baixas e médias rotações, a economia de combustível é maior. A dirigibilidade é favorecida pelo fato de as mudanças de marchas serem menos freqüentes e a retomada de velocidade mais rápida. Em altas rotações a potência é incrementada, permitindo um desempenho mais esportivo. O bloco do motor, o cabeçote, o cárter e os pistões são produzidos em liga de alumínio. O conjunto, com menor peso e tamanho, contribui para reduzir o desgaste e aumentar a durabilidade, além de melhorar a performance e a economia de combustível.

O conceito da tecnologia VTEC consiste em dois tipos de cames num mesmo eixo de comando de válvulas. Um privilegia a economia e o outro favorece o desempenho e a potência. Isso porque no sistema o acionamento da válvula de admissão em baixas rotações foca o baixo consumo, enquanto em regimes onde uma maior potência é exigida o motor passa a admitir mais ar e combustível, sem a utilização de turbocompressores, alcançando desempenho superior.

O Honda Fit EX 1.5 litro conta com a injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Esse sofisticado sistema computadorizado conta com um módulo de controle do motor (ECM Engine Control Module) conectado a sensores que monitoram diversas condições do veículo. A partir dessas informações, cada injetor é ativado, de acordo com as necessidades de combustível detectadas para o bom desempenho do veículo. Os injetores de combustível são menores e têm os jatos direcionados para as duas válvulas de admissão, contribuindo para a formação da mistura ar e combustível. Essa tecnologia possui um modo de segurança que garante o funcionamento do motor mesmo no caso de falha de algum sensor.

Para diminuir o atrito entre as partes internas, o motor também é dotado de tecnologias como balancins de válvulas de alumínio e também roletados, pistões com tratamento de sulfeto de molibdênio e tensionadores da corrente de sincronização, que garantem menor peso e maior eficiência. O preço inicial do Fit EX MT 1.5 é de R$ 48.065,00 e o mais completo custa R$ 52.180,00, que estará em exposição na Niponsul, em Curitiba, a partir da semana que vem.

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