Golf GTi 2005: uma versão de impacto

Traduzir o novo Golf GTi, versão tradicional e reconhecida pelo público consumidor mundo afora, não é lá missão das mais fáceis. Sem todos os dados técnicos, então, fica mais complicado. Os números que falam mais alto são relativos ao trem de força GTi. Desde 1976 a Volkswagen AG produz esta versão esportiva sempre com muito sucesso, e que chega a sua quinta geração.

É verdade que o novo motor 2.0 litros DOHC turbo, com “apenas” 200 cv, ainda é treze e meio por cento menos potente que o antigo ainda usado por estas bandas: propulsor 1.8 litros turbo que equipava o Audi S3 (225 cv). Mas, muito mais eficiente, esta nova unidade propulsora exibe uma curva de torque mais confortável e menor consumo específico.

Ainda mais interessante que o motor 2.0 litros com injeção direta de combustível turboalimentado, é a caixa de marchas DSG, opcional, o que há de mais agressivo no perfil deste carro. O câmbio “standard” oferece seis velocidades e acionamento manual bem agradável, mas é o DSG seqüencial com dupla embreagem a menina dos olhos. A embreagem dupla mantém continuamente a marcha seguinte “engatada”, bastando para tal a liberação: o toque sobre a alavanca do motorista. Com isso, aquele retardo incômodo dos sistemas seqüênciais não esportivos, (leia-se Ferrari, Maserati e BMW M5) deixa de existir para a felicidade do motorista.

O novo GTi acelera de, 100 km/h em 7,2 segundos. Ainda conforme o fabricante, a retomada de 60 km/h a 100 km/h, em quinta marcha, é feita em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h. O Golf GTi recebeu uma pintura preta que envolve e cria a impressão de serem uma peça só as duas metades da grade dianteira: capô e pára-choque. O novo GTi diferencia-se da linha Golf pela grade do radiador preta com moldura vermelha e largas entradas de ar incorporadas ao pára-choque.

Internamente, o ambiente é GTi: assinatura sobre os bancos, volante de três raios revestido em couro e novo grafismo para os instrumentos, além de várias amenidades. Visto de lado, são as rodas aro 17 polegadas e a menor altura do solo (15 mm) que mais chamam a atenção. A suspensão possui características esportivas, mas a montadora ainda não divulgou dados mais específicos. Itens que realçam a esportividade da cabine: volante de três raios revestido de couro e ornamentado com alumínio.

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