Freelander 2, bom no asfalto e na terra

Entre os equipamentos de série da versão HSE há sistema de som com CD player com capacidade para seis discos, compatível com MP3, rádio digital, entrada para iPod no painel e fones de ouvido independentes para os ocupantes do banco traseiro. Tem, ainda, ar-condicionado automático, piloto automático, bancos em couro com ajustes elétricos, aquecimento dos bancos dianteiros, nove air bags, direção hidráulica, e muito mais.

O console central do Freelander 2 inclui porta-copos, diversos porta objetos, um grande porta-luvas, e bolsões nas portas dianteiras e traseiras, além de suportes para garrafas de até um litro. Em matéria de porta-tudo, nota dez. A posição mais elevada de dirigir no Freelander permite maior visibilidade e contribui para melhor controle do veículo, além de proporcionar uma sensação de segurança. Os banco traseiros, com disposição ?stadium seating?, posicionam os ocupantes ligeiramente acima dos bancos dianteiros, aumentando o campo de visão à frente.

Equipa o Freelander 2, novo motor de 6 cilindros em linha, a gasolina, desenvolvido pela Volvo Automóveis, empresa do grupo Ford, à qual pertence a marca inglesa. Com essa motorização e com a caixa de câmbio automática, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, e atinge velocidade máxima, controlada eletronicamente, de 200 km/h. A potência é de 233 cv a 6.300 rpm e o torque de 32,31 mkgf a 3.200 rpm. O câmbio automático, com o modo seqüencial Command ShiftÖ de seis velocidades (a mesma dos modelos Range Rover e Discovery 3), permite a seleção manual de marchas, com simples toques na alavanca de mudanças.

O Frelander 2 encara as ruas da cidade e as estradas, mesmo as de terra ou pedriscos, com muita naturalidade. E seu potente motor garante a performance em qualquer tipo de terreno. No asfalto, nota dez para o desempenho do novo Land Rover. É rápido, responde prontamente quando exigido, freia bem e é muito confortável.

Apesar de não ser nada confortável nos caminhos de terra com buracos, enfrenta lama, areia e riachos com desenvoltura. Ele até chega a surpreender em alguns momentos. E com o ?Terrain Response?, pode-se adaptar o veículo a qualquer tipo de piso automaticamente, com um simples girar de botão seletor, localizado no console do veículo.

Produzido na planta de Halewood, na Inglaterra, o novo Freelander 2 está sendo oferecido em três versões: S, por R$ 132 mil; SE, por R$ 145 mil, e HSE, por R$ 169 mil. Este último avaliado pelo Jornal do Automóvel, em Porto de Galinhas, Pernambuco, a convite da Land Rover. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro longitudinal, 6 cilindros em linha, 24 válvulas

Cilindrada: 3.192 cm³

Potência: 233 cv a 6.300 rpm

Torque: 32,32 kgfm)a 1.800 rpm

Câmbio: Automático seqüencial, de 6 velocidades com Command Shift

Comprimento: 4,50 m

Largura: 2,18 m

Altura: 1,74 m

Entre-eixo: 2,66 m

Porta-malas: 755 litros

Ângulo de entrada: 31 graus

Ângulo de saída: 40 graus

Suspensão: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e barra estabilizadora

Freios: Dianteiro e traseiros com discos ventilados com sistemas ABS e EBD

Tanque: 70 litros

Preço sugerido: A partir de R$ 132 mil

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