Ford Fusion Hybrid é um carro diferente

Com um motor a gasolina e outro elétrico, somando 193cv, o Ford Fusion Hybrid foi o primeiro híbrido de fato a desembarcar no Brasil. E agrada pela eficiência do sistema e pacote de equipamentos.

É o primeiro automóvel disponível no mercado brasileiro capaz de rodar movido a eletricidade e a gasolina. Tem formas avantajadas e muitos cromados, no tradicional estilo americano.

E em termos de identificação dispõe de logotipos nas portas dianteiras e na tampa do porta-malas, que ficou menor para abrigar componentes do sistema. Caiu de 530 litros para 405 litros. Mas é um sedã espaçoso e confortável, com acabamento de boa qualidade. Tem a favor as garantias de três anos para o carro e oito anos para a bateria.

Seu motor quatro cilindros de 2.5L entrega 158 cv a 6.000 rpm e torque de 18,8 mkgf a 2.250 rpm, valores menores que os 173 cv a 6.000 rpm e 22,9 mkgf a 4.000 rpm do convencional.

Entretanto, no Fusion Hybrid há também um motor elétrico de 107 cv e 22,9 mkgf, fazendo com que a potência total do carro seja de 193 cv de potência. Dirigir o Ford Fusion Hybrid não é o mesmo que conduzir um automóvel com motor a combustão. Há diferença.

Basta dar a partida e aí começam as novidades. O painel digital se abre como um programa de computador e vários mostradores vão surgindo, indicando carga da bateria, consumo de gasolina e energia, modo de funcionamento elétrico ou combustão e uma pequena árvore com folhas que nascem ou caem, indicando o jeito mais econômico de dirigir.

Outra diferença em relação aos modelos convencionais é o painel digital Smart Gauge, com tela de TFT. Esse painel permite acompanhar a entrada em operação do motor a gasolina.

Quando os dois estão ativos, o painel mostra duas colunas luminosas à esquerda do velocímetro, simbolizando o nível de utilização de cada motor. O interessante é que uma pequena luz verde na base inferior direita do painel indica que o carro já está funcionando, mas não se ouve um ruído sequer. É silêncio absoluto.

Em ciclo urbano, durante condução normal, o motor a gasolina só entra em operação em acelerações mais fortes, isto por volta dos 65 km/h. Na estrada, tem bom desempenho, permitindo que se façam ultrapassagens rápidas e seguras. Sua estabilidade é impressionante. Mas o grande atrativo do Fusion Hybrid, porém, é o consumo de combustível.

Na cidade o sedã da Ford atingiu 14,4 km/l, chegando a 17,1 km/l em percurso rodoviário. Ou seja, o Ford Fusion Hybrid é mais econômico que muitos carros populares brasileiros equipados com motor 1.0. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em180 km/h. Ford Fusion Hybryd: um carro que gostaria de ter na minha garagem, mas infelizmente faltam R$ 134 mil na minha conta bancária.