Ford Focus é um carro para quem gosta de dirigir

Focus, o “hatch” médio da Ford foi construído para um público exigente, que gosta de guiar. Os donos não ficam atrás do volante apenas por necessidade. Há uma interação muito grande entre homem e máquina.

A segunda geração do Focus adota o estilo “kinetic”, que mescla linhas angulosas e musculosas. A frente é bem harmoniosa e arrojada. O modelo fabricado na Argentina tem amplo espaço interno e acomoda com conforto cinco adultos.

E seu porta-malas de 328 litros tem um dos melhores vãos de acesso do compartimento. O isolamento acústico é outro ponto positivo. Pouco se ouve o ronco encorpado do motor Duratec. Mas em asfalto áspero, o ruído dos pneus dianteiros com o solo penetra no habitáculo, incomodando o motorista.

Internamente o Focus GLX 2.0 Flex (avaliado pelo Jornal do Automóvel), tem bom acabamento, e moderno painel com recursos de muita tecnologia. Por dentro, a novidade é uma tampa no console central para esconder o cinzeiro.

O acabamento do Focus é bem feito e tem linhas sóbrias. Há dois porta-copos no console central e um porta-objetos que serve de descansa-braço. Os porta-trecos das portas, contudo, são pouco espaçosos e práticos.

Os acessos aos bancos dianteiros são facilitados pelo bom vão das portas, mas atrás os ocupantes precisam fazer certo contorcionismo devido ao caimento da terceira coluna.

Equipado com motor 2.0 Flex de 148 cv de potência com álcool, entregues aos 6.250 rpm, para arrancar da inércia e alcançar os 60 km/h, o Focus Hatch precisa de cinco segundos cravados, tempo que sobe para 11,6 segundo na aceleração do 0 (zero) aos 100 km/h.

E para ir do 0 aos 120 km/h são necessários 16,6 segundos. Nas retomadas, o Focus Hatch tem melhor rendimento. O câmbio joga os giros lá em cima nas reduções, pegando a faixa de torque máximo (19,4 kgfm aos 5.250 rpm).

Sua larga carroceria e bem rígida torce muito pouco, mesmo nas manobras mais intensas. A suspensão independente nos dois eixos (McPherson na frente e Multilink, atrás) dão ao Focus Hatch um comportamento muito seguro.

Quando abastecido com álcool, o Focus mostra médias razoáveis. São 6,4 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. Com gasolina, as médias são superiores: 8,2 km/l (urbano) e 14 km/l (rodoviário).

As respostas ao acelerador e aos movimentos da direção têm grande precisão, e o “hatch médio” da Ford se mantém sereno sobre o asfalto. A sensação é de que se pode tudo.

O carro é firme o tempo inteiro, sem deixar de ser oferecer conforto. A suspensão tem ajuste primoroso, sobretudo atrás. Resumindo: o Focus Hatch continua sendo referência em comportamento dinâmico e robustez dentro do segmento de “hatchs” médios do mercado brasileiro.

Voltar ao topo