Briga de utilitários

Fiat Toro chega para concorrer com o Oroch e picapes

Após inúmeros flagras pelas ruas e rodovias do país e informações que se confirmaram e outras não, a Fiat finalmente lança a picape Toro, que atuará no segmento compacto-média. Cercado de muita expectativa, especialmente quanto aos preços oficiais, o modelo chega para encarar não só o Renault Oroch, seu rival de categoria, mas também as versões de entrada de picapes maiores e até sedãs médios e utilitários compactos.

Oferecido com cabine dupla e espaço suficiente para levar cinco passageiros sem apertos, o Toro começa em R$ 76.500 na versão Freedom 1.8 4×2, com câmbio automático de seis marchas. O preço inicial faz o Toro descolar do Oroch (R$ 64.000 a R$ 72.400), assumindo uma posição intermediária entre o representante da Renault e a Chevrolet S10 LT flex cabine dupla (R$ 95.490).

Para a Fiat, seu veículo ocupa um patamar acima do concorrente feito em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, com apelo próximo ao dos utilitários esportivos. A montadora, inclusive, planeja vender o Toro como se fosse um SUV, tanto que criou uma nova sigla para definir seu produto: ‘SUP’ (Sport Utility Pick-up).

A topo de linha Volcano 2.0 turbodiesel 4×4, com transmissão automática de nove velocidades, chega por R$ 116.900. Há ainda a série especial de lançamento Opening Edition, limitada a 1 mil unidades e baseada na Freedom 1.8.

E, ao contrário do que se previa, não haverá uma versão manual na motorização bicombustível. “Começamos já com a caixa automática por que nesta faixa de preço o público deseja esse tipo de transmissão, e não a mecânica. Diferentemente de quem prefere a versão a diesel, na qual o mercado mostra que existe a demanda pelo câmbio manual”, justifica Carlos Eugênio Dutra, diretor de Produto da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). As vendas terão início no próximo dia 20.

Caçamba terá abertura bipartida./Foto: Divulgação

O Toro possui o porte e a altura de um SUV. São 4,91 metros de comprimento e a mesma plataforma do Jeep Renegade, com quem divide a linha de montagem em Goiana (PE). A carroceria é montada em monobloco e a suspensão traseira feita na arquitetura multibraço independente (multilink), o que favorece o conforto, sem o sacolejar interno típico de picapes, e bom espaço interno.

Os encostos do banco traseiro não são tão inclinados como se vê no Oroch e nas versões cabine dupla de Strada ou Volkswagen Saveiro. Isso garante viagens mais longas nos bancos de trás sem incomodar a coluna.

Marcelo Vianna/Fiat

Todos os cintos de segurança são de três pontos e há apoios de cabeça para todas as posições, em todas as versões, além de tomada 12V e entrada USB na parte traseira.

O propulsor 1.8 E.torQ Evo flex do Renegade (132 cv) foi recalibrado para render até 139 cv e 19,3 kgfm de torque, sempre no câmbio automático de seis velocidades. Já o 2.0 turbodiesel desenvolve 170 cv máximos e 35,7 kgfm de torque, administrado pela transmissão manual de seis marchas (configurações 4×2 e 4×4) ou automático de nove velocidades (só 4×4).

As opções 4×4 trazem um seletor de marcha reduzida para diferentes tipos de terrenos fora de estrada, dispositivo também vindo do Renegade. A capacidade de carga da caçamba é de 650 kg para o bloco ‘mais fraco’ e chega a 1 tonelada no mais forte – mínimo exigido para permitir a comercialização de versões a diesel no Brasil.

,O Enkontra.com Veículos participa em Campinas do test-drive e trará ao longo desta semana mais informações sobre o modelo.

* O jornalista viajou a convite da Fiat

Versões e itens de série

Toro Freedom 1.8 Flex AT6

R$ 76.500

Motor 1.8, tração 4×2, câmbio automático de 6 marchas, piloto automático com controlador de velocidade, computador de bordo, quadro de instrumentos personalizável de 3,5”, ESC (controle eletrônico de estabilidade), auxiliar de partida em rampa, rádio com comando no volante, direção elétrica com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, Isofix, vidros e travas automáticas e sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba.

Toro Opening Edition 1.8 Flex AT6

R$ 84.400 (série limitada)

Todos os itens da versão anterior, mais rodas de liga leve de 16” com parafusos anti-furto, faróis de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down, capota marítima na caçamba, ar-condicionado dual zone, câmera de ré, volante em couro com paddle shiftes para troca de marchas e central multimídia Uconnect Touch NAV 5”.

Toro Freedom 2.0 Turbodiesel MT6 4×2

R$ 93.900

Todos os itens da versão de entrada, mais motor 2.0 turbodiesel, câmbio manual de 6 marchas, tração 4×2, skid plate (equipamento para proteção contra batidas) no para-choque dianteiro, rodas de aço de 16” e protetor de cárter.

Toro Freedom 2.0 Turbodiesel MT6 4×4

R$ 101.900

Todos os itens da versão anterior, mais tração 4×4 ainda, Hill Descent Control (controle automático em descidas íngremes no fora de estrada), retrovisores elétricos com tilt down e rebatimento automático, alarme e iluminação de caçamba.

Toro Volcano 2.0 Turbodiesel AT9 4×4

R$ 116.500

Todos os itens da versão anterior, mais câmbio automático de 9 marchas, ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve de 17”, câmera de ré, central multimídia Uconnect Touch NAV de 5”, quadro de instrumentos com display em digital em 7” colorido, faróis de neblina com cornering light, que acompanham as curvas e luz diurna de led.

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