Família Polo ganha nova aparência

JA21.jpgFoi em abril de 2005 que o mundo conheceu o novo Polo, cujo estilo passou a seguir as diretrizes da marca na Europa. Na época, a montadora alemã afirmava que, no Brasil, o modelo não passaria pelas mesmas atualizações. Mas a nossa versão, lançada em 2002, ganhou este mês ar europeu. E este novo Polo, que começa a ser comercializado nas revendas brasileiras da marca no fim do mês, será também uma das atrações do estande da Volkswagen no Salão do Automóvel, entre os dias 19 e 29 de outubro, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP).

A grade do radiador é detalhe marcante na dianteira do Polo. Tem formato trapezoidal, e as linhas de seu contorno seguem até o pára-choque, fazendo um desenho em "V". Os faróis, embora mantenham estrutura redonda, perderam o conjunto duplo. De qualquer maneira, o novo desenho deixou a parte da frente do carro mais contemporânea. Na traseira do "hatch", o vidro vigia também termina sutilmente em "V", dando ao automóvel aspecto mais dinâmico.

JA22.jpgSuas lanternas são inspiradas nas da perua Spacefox, produzida na Argentina, e passam a vir com elemento circular no centro. Embora marcante, esse detalhe parece grande para as dimensões do "hatch". No sedã, com dois elementos circulares no meio de lanternas retangulares, há mais harmonia na traseira. A tampa do porta-malas quadrada ficou mais alta, e ganhou um pequeno "spoiler", que deixou o Polo sedã com visual mais imponente que o carro comercializado até agora. A lateral não passou por mudanças. Suas rodas de liga leve – ou calotas, dependendo da versão de acabamento – passam a contar com novos desenhos e características.

O interior traz poucas novidades:

o banco é revestido com novo tecido. E o rádio, item opcional, conta com desenho renovado. A lista de equipamentos de série foi mantida:

há ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador traseiro, volante com regulagem de altura, entre outros. Mas agora o modelo vem também com sensor de estacionamento. Outro destaque fica por conta do "tilt down", que inclina o retrovisor direito em manobras de estacionamento.

Entretanto, estes últimos dois itens podem ser retirados da lista de equipamentos de série do carro, para atender a frotistas e pedidos especiais. Fora a reestilização, a Volkswagen efetuou o reposicionamento de preços na linha e incluiu mais itens de série no carro. (BN)

OLHO CLÍNICO

JA31.jpgPretendendo aumentar as vendas da família Polo, na parte mecânica a Volkswagen nada mudou: mesmos motores, mesmo câmbio. Tudo o que existia no antigo Polo está nas versões do novo Polo. Mas isso não é um problema para o carro, que sempre teve virtudes no rodar.

Na parte mecânica do Polo, tudo continua como antes. São oferecidas duas versões de motorização, 1.6 bicombustível e 2.0 a gasolina, a segunda disponível apenas no sedã. Durante a avaliação, realizada entre a capital paulista e Águas de São Pedro, no interior paulista, o Polo reafirmou suas aptidões: boa dirigibilidade e estabilidade em curvas.

JA33.jpgAvaliamos o hatch e o sedã equipados com o propulsor mais fraco, que responde por cerca de 95% do volume de vendas da família. A avaliação foi realizada num percurso de quase 200 quilômetros, marcado por serras, curvas, ondulações na pista e vias de trânsito rápido. Notamos que os atributos do Polo continuam chamando a atenção: estabilidade, boa posição de dirigir e visibilidade.

Mas no sedã os 103 cavalos e 14,5 kgfm a 3.250 rpm, com álcool, são números que deixam a desejar. Nas retas e descidas, ele vai bem, auxiliado pelo câmbio de engates precisos. Porém, na subida, é preciso efetuar repetidas reduções de marchas, condição em que o modelo de três volumes sofre um pouco mais. Segundo a VW, ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge velocidade máxima de 175 km/h. Se usar gasolina, a potência do motor cai para 74 cv e o torque para 14,3 kgfm, também a 3.250 rpm.

JA32.jpgEmbora a Volkswagen divulgue que o Polo Hatch também acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, a impressão foi de que o carro é bem mais esperto que o sedã. Ele não deixa de "sofrer" nas subidas, mas não na mesma proporção de seu irmão de três volumes. Segundo a montadora, a velocidade máxima atingida pela versão monovolume é 189 km/h.

A boa novidade do Polo, além do estilo renovado, é o preço. Para o hatch, a Volkswagen manteve os R$ 39.990,00 mas inclui os itens já citados, sensor de estacionamento e "tilt down". No sedã, houve redução de R$ 1.184,00 ficando o valor final em R$ 41.990,00 com os mesmos equipamentos de série do hatch. Segundo Berthold Krueger, vice-presidente de Marketing e Vendas da VW do Brasil, a expectativa é aumentar o atual volume de vendas do carro em 30%.

Em 2005, foram vendidas 20.832 unidades do modelo. Neste ano, de janeiro a agosto, a VW comercializou 6.776 "hatches" e 8.261 sedãs, números referentes à versão com motor 1.6. Das unidades vendidas, o sedã 2.0 representa entre 4% e 5% do total, e a montadora não pretende alterar este "mix".

O Polo Hatch é oferecido nas versões 1.6 e Sportline. E o Sedan está disponível na 1.6, Comfortline 1.6 e Comfortline 2.0. (BN)

FICHA TÉCNICA – Polo Sedan 1.6 Total Flex

JA34.jpgMotor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V, bicombustível, 1.599 cm³ de cilindrada

Potência: 101 cv a 5.750 rpm (gasolina) e 103 cv a 5.750 rpm (álcool)

Torque: 14,3 kgfm a 3.250 rpm (gasolina) e 14,5 kgfm a 3.250 rpm (álcool)

Direção: hidráulica Câmbio: manual, de cinco velocidades

Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora; traseira independente, com braço longitudinal e mola helicoidal

Freios: a disco nas rodas dianteiras e a tambor com regulagem automática nas rodas traseiras

Dimensões: 4,19 m de comprimento; 1,65 m de largura; 1,50 m de altura; 2,46 m de entre-eixos

Peso: 1.123 kg

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 435 litros

Preço: R$ 41.990,00

FICHA TÉCNICA – Polo Sedan 2.0

JA35.jpgMotor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V, a gasolina, 1.984 cm³ de cilindrada

Potência: 116 cv a 5.200 rpm

Torque: 17,3 kgfm a 2.400 rpm

Direção: hidráulica

Câmbio: manual, de cinco velocidades

Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora; traseira independente, com braço longitudinal e mola helicoidal

Freios: a disco nas rodas dianteiras e a tambor com regulagem automática nas rodas traseiras

Dimensões: 4,19 m de comprimento; 1,65 m de largura; 1,50 m de altura; 2,46 m de entre-eixos

Peso: 1.123 kg

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 435 litros

Preço: R$ 54.264,00

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